Obras na ETA Anhangabaú abrem temporada de entregas do aniversário de Jundiaí
Como acontece desde 2017, o mês de aniversário de Jundiaí é marcado por entregas para a cidade. A abertura da temporada, nesta sexta-feira (1), foi feita com a entrega das obras de ampliação da capacidade de tratamento, um novo reservatório de água tratada (com capacidade de dez milhões de litros de água tratada), mais acessibilidade e segurança na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), realizadas pela DAE Jundiaí. O investimento de R$ 27 milhões vai garantir mais eficiência na operação da Estação.
As melhorias foram visitadas pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino, pelo diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, pelo gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, além de diretores, conselheiros e servidores da empresa, na manhã desta sexta-feira (1).
“Esta é a primeira entrega do mês de aniversário de Jundiaí. Estamos consolidando um investimento importante, pois são mais dez milhões de litros de água tratada, gerando segurança para o setor produtivo e empregos, além da população, que faz o consumo responsável desta água”, apontou o prefeito.
Essencial na operação do abastecimento em Jundiaí, é da ETA que sai mais de 95% da água tratada que chega aos reservatórios da cidade. De início, a unidade tratava 450 litros de água por segundo, depois, 900 litros por segundo e, na sequência, 1.800 litros por segundo. Agora, está pronta para tratar até 2.400 litros por segundo.
Além da ampliação, a DAE ainda entregou seu 58º reservatório de água tratada, que vai garantir mais 10 milhões de litros de água armazenados. O equipamento é o quarto e maior reservatório da ETA-A e vai levar água a toda a cidade. Durante a visita, uma placa de entrega da obra foi descerrada. “Estamos saltando de 71 milhões de litros de água tratada armazenada para 81 milhões de litros. É um momento importante para a DAE”, afirmou Costa e Silva.
A ETA-A também passou por obras para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Além de atender as normas e legislações vigentes, ter o AVCB, suas instalações e equipamentos auxilia os bombeiros, brigadistas e ocupantes da edificação.
As obras e melhorias em conjunto, incluindo ações de acessibilidade (como banheiros para pessoas com deficiência e a instalação de um elevador), contaram com o investimento de R$ 27 milhões, com recursos próprios e ainda da Caixa Econômica Federal.
Por conta deste contrato de operação de crédito com a Caixa, o Serviço Social e a área de Educação Ambiental da empresa realizam, na ETA Anhangabaú, um projeto social com as instituições do bairro. Apresentações teatrais, palestras, oficina sobre hortas caseiras e visitas à Estação integram a iniciativa.
Operação
A ETA-A opera 24 horas por dia, de forma ininterrupta, ao longo de todo o ano. O processo é acompanhado por operadores, que se revezam em escala para monitorar da entrada da água bruta à saída da água tratada.
Além do tratamento, a unidade possui um Laboratório de Controle interno e – agora – quatro reservatórios, que garantem a qualidade da água e o fornecimento à cidade.
Quando a água chega, passa por várias etapas. O tratamento consiste em remover a cor, turbidez e os microorganismos patogênicos (que causam doenças), conferindo alto padrão de potabilidade para o consumo humano. Dali, a água segue para os reservatórios e chega às torneiras dos munícipes.
Fonte/Imagem: DAE Jundiaí