Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Levantamento aponta para o risco de transmissão de arboviroses em Jundiaí

Publicada em 04/12/2023 às 16:28

A Prefeitura de Jundiaí reforça a necessidade de a população redobrar os cuidados para evitar o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika, doenças que podem se agravar e levar à morte. Levantamento realizado pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), aponta que a situação é de alerta para a ocorrência de surtos ou epidemia de arboviroses no Município.

O cálculo do Índice de Breteau (IB), que identifica a infestação do mosquito Aedes aegypti por meio de amostra de larvas coletadas em imóveis residenciais, foi de 1,8. De acordo com a classificação do IB, índices menores que 1 são satisfatórios; entre 1 a 3,9 a situação é de alerta; e valores acima são classificados como risco.

A VISAM segue atuando com ações em campo e orientação

A coleta de dados ocorreu na segunda quinzena de outubro. As equipes da VISAM visitaram 4,2 mil casas das quatro regiões da cidade. Foram recolhidas 92 amostras. Em 85%, houve a identificação de larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Apesar da orientação e das ações em campo feitas ao longo do ano, o levantamento mostra baixa mobilização por parte da população. O vaso de prato contina sendo o principal criadouro”, lamenta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

O levantamento também mostrou que as regiões com maior risco são: Ponte São João, Caxambu, Colônia, Jardim Tamoio, Jardim Pacaembu, Jundiaí Mirim, Vila Nambi, Vila Hortolândia, Vila Liberdade, Vila Rio Branco e Vila Municipal/Centro.

“Somente o Poder Público atuando não vai resolver. Os fatores ambientais – a chuva e o calor -, juntamente com os criadouros, favorecem a infestação do mosquito. É fundamental que cada um faça a sua parte na eliminação dos objetos que podem acumular água e servir de criadouros. Precisamos de todos no combate ao Aedes aegypti”, enfatiza a biomédica.

No final de novembro, uma força-tarefa contra o mosquito contou com soldados do GAC

Ações
A partir do mapeamento, seis desses bairros já foram percorridos em novembro pela equipe da VISAM, com o apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, para nova vistoria e orientação. O órgão também iniciou uma série de treinamentos voltados aos responsáveis por Pontos Estratégicos (PEs), locais como borracharias, comércios de recicláveis, floriculturas, empresas e ferros-velhos, ambientes que por suas características podem ter grande quantidade de criadouros.

Último boletim de arboviroses mostra que Jundiai registra 1.065 casos de dengue (907 autóctones e 158 importados), quatro de chikungunya e nenhum caso de zika.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/04/levantamento-aponta-para-o-risco-de-transmissao-de-arboviroses-em-jundiai/

Apoio