Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura de Jundiaí promove o evento ‘Sentindo na Pele’

Publicada em 04/12/2023 às 08:38

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (03), a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com a Assessoria da Pessoa com Deficiência, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), promoveu a segunda edição do Sentindo na Pele. O evento aconteceu no bolsão do Paço Municipal e reuniu gestores, servidores, vereadores e integrantes da sociedade civil.

Nesta edição foram apresentadas situações que simularam as deficiências motoras e visuais, além das dificuldades de pessoas idosas, cadeirantes e ciclistas. A cobradora Mayara Rodrigues, de 22 anos, participou da dinâmica em que simulou ser uma pessoa com deficiência visual. Com venda e bengala, a garota caminhou ao lado do ônibus, subiu e desceu do veículo. “Realmente é muito difícil vivenciar essa situação. Eu tive muito medo e pensava que poderia cair a qualquer momento. Considero a ação importante para que a gente tenha mais empatia no dia a dia”, comenta a garota.

Mayara Rodrigues aprovou a ação e acredita que ela ajuda a população a ter mais empatia

“Vivenciar as situações e conversar com as pessoas que sentem as dificuldades diariamente são fundamentais para entender as demandas e encontrar as soluções necessárias para evoluir. Temos conquistado avanços importantes nos últimos anos, como, por exemplo, ter acessibilidade em 100% da frota do transporte público. O próximo passo é investir na formação e capacitação dos nossos servidores, para melhorar ainda mais a qualidade da prestação do serviço público”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“A Educação para o trânsito é permanente. A ação Sentindo na Pele muda o ponto de participação na sociedade, vivenciando as dificuldades que para aqueles sem restrições de mobilidade ou que estejam dirigindo veículos automotores, não identificam enquanto estão ao volante. É uma ação para o desenvolvimento da empatia e respeito”, avalia o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Aloysio Queiroz e José Antonio Parimoschi participaram da vivência como ciclista

“Os presentes puderam vivenciar as dificuldades e necessidades de quem tem alguma condição que restrinja a mobilidade. É uma ação importante da Prefeitura para dar mais visibilidade à nossa luta diária e seguir avançando na busca por uma sociedade com mais equidade”, ressalta o Assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.

O evento contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD). Uma terceira edição do Sentindo na Pele está prevista para o primeiro trimestre de 2024, com data e local ainda a definir.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/04/prefeitura-de-jundiai-promove-o-evento-sentindo-na-pele/

Apoio