Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Covid-19: idosos e imunocomprometidos podem receber a segunda dose da Bivalente

Publicada em 08/12/2023 às 17:21

Jundiaí inicia na próxima segunda-feira (11) a aplicação de uma nova dose da vacina Pfizer Bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, e que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. O atendimento será em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário das salas de vacinação.

O Ministério da Saúde recomendou esse segundo reforço com a Bivalente diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da Covid-19 no País: a JN.1 e a JN.3.

De acordo com o órgão, a JN.1, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sublinhagem JN.3, também verificada recentemente no Estado Nordestino, vem sendo monitorada pelo Ministério nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, nos últimos meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as subvariantes já foram encontradas em 47 países.

As doses serão aplicadas em todos os equipamentos da Atenção Básica

“Os idosos e os imunocomprometidos fazem parte dos grupos de maior risco de agravamento pela doença e, consequentemente, de morte, sendo fundamental que façam a adesão a esta nova campanha. É essencial, também, que a população mantenha o esquema vacinal atualizado com as doses recomendadas para cada faixa etária. O vírus da Covid-19 permanece em circulação e as vacinas são seguras”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Último balanço da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), informa que Jundiaí contabiliza cerca de 31,7 mil pessoas em atraso com o esquema primário e em torno de 242 mil com a Bivalente. Das cerca de 74,2 mil pessoas a partir de 60 anos habilitadas a receber a Pfizer Bivalente, em torno de 42, 5 mil tomaram o imunizante, o que representa 57,2% de cobertura aproximada.

Mais orientações
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), desde o início da pandemia, monitora diariamente os dados do Município e do País para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas.

Continua sendo recomendado, em especial aos grupos de maior risco de agravamento da doença e para pessoas com sintoma gripais, as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação ou com aglomeração; a higienização das mãos frequentemente; e a imunização da população.

CONFIRA O ENDEREÇO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/08/covid-19-idosos-e-imunocomprometidos-podem-receber-a-segunda-dose-da-bivalente/

Apoio