Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Em Jundiaí, protocolo de tratamento de feridas prevê mais do que cuidado com a lesão

Publicada em 08/12/2023 às 09:01

Há dois anos, a aposentada Silvia Cristina Anastácio faz curativos para uma ferida persistente. O atendimento é realizado em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e complementado no Núcleo Integrado de Saúde (NIS). No Município, a partir de um protocolo implementado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o cuidado compreende o tratamento da lesão e, também, os efeitos da ferida na vida dos pacientes.

“Por causa de lúpus e de uma trombose, desenvolvi uma ferida no pé em 2012 e, há dois anos, ela abriu de novo. Semanalmente, passo no posto e, uma vez por mês, recebo atendimento no NIS. Eu preciso dos curativos e recebo os cuidados direitinho. A equipe também me acolhe e me orienta. Também fizeram o encaminhamento para a nutricionista, que me passou suplemento para auxiliar na cicatrização. Eu gosto muito porque a cada atendimento, conversamos bastante, rimos. Tudo isso, acredito, está fazendo a ferida fechar”, destacou Silvia.

Silvia recebe suporte e orientação, juntamente como curativo

No NIS são realizados cerca de 120 atendimentos de tratamento em feridas por mês. Já na Atenção Básica – UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família – foram mais de 19,8 mil curativos, entre janeiro e outubro. O acompanhamento garante ao paciente uma maior rapidez na recuperação da lesão de difícil cicatrização, geralmente, decorrente de doenças como câncer de pele, diabetes e doenças de etiologia vascular.

“Publicamos neste ano um protocolo, que condensou toda a linha de cuidado estabelecida na rede municipal de saúde com treinamentos frequentes das equipes. É uma padronização desse atendimento em todos os serviços, trazendo desde o fluxo até os melhores materiais e técnicas. A Atenção Básica é a porta de entrada, sendo o paciente encaminhado ao NIS quando existe a necessidade de algum recurso complementar como a laser terapia, que acelera o processo de cicatrização”, informa a enfermeira estomaterapeuta da UGPS, Maria Gabriela Bortotto.

Junto com o curativo, o tratamento ainda se dá a partir de cuidados de equipe multiprofissional, que atua na causa, garantindo assistência resolutiva. “Cuidamos do todo, inclusive dos aspectos psicológicos ao acolher, conversar e encaminhar esse usuário para assistência completa. Desta forma, promovemos a saúde integral”, completou.

Avaliação
Quando perguntados sobre o tratamento, Benedita Nascimento e o esposo Marco Antonio do Nascimento logo abriram um sorriso largo. Também por causa de uma ferida no pé, a dona de casa, que tem problema vasculares, faz acompanhamento na UBS e no NIS. “Me ensinaram a cuidar e me atendem muito bem. Realmente, se preocupam com a gente”, comentou. “Eu sempre venho junto e sou só elogios. O pé dela já está melhorando e ficamos aliviados e gratos por todo o suporte que nos dão”, acrescentou Nascimento.

“Com planejamento, Jundiaí tem investido de maneira eficiente e organizada para a oferta de saúde resolutiva, qualificada, com atendimento humanizado. Nosso objetivo é a qualidade de vida da população, a partir de várias ações com a ampliação dos serviços e construção de novos equipamentos, investimento em tecnologia e iniciativas exitosas, como o protocolo para o cuidado de feridas”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/08/em-jundiai-protocolo-de-tratamento-de-feridas-preve-mais-do-que-cuidado-com-a-lesao/

Apoio