Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Primeiro Jardim Terapêutico da Saúde é implantado na Nova UBS Corrupira, em Jundiaí

Publicada em 14/12/2023 às 09:04

O primeiro Jardim Terapêutico implantado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recebeu as mudas, nesta quarta-feira (13). A ferramenta, que integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) ofertadas na rede municipal de saúde, foi implementada na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira. Nesta primeira fase do projeto, 15 equipamentos da Atenção Básica serão contemplados.

“Na rede, já ofertamos oficinas sobre as plantas medicinais e houve a inclusão de dois fitoterápicos para auxiliar no tratamento médico de várias enfermidades. O jardim terapêutico é um incremento, sendo mais uma prática complementar voltada à promoção da saúde. A partir desses espaços, promoveremos a troca de conhecimentos, entre o popular e o científico, e ensinaremos a maneira correta de utilizar cada planta para obter o efeito desejado na saúde. Esses espaços também são propícios para que os grupos realizem rodas de conversas, já que o ambiente estimula os sentidos”, afirma a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia J. Rodrigues.

O jardim é acessível e móvel. Várias ervas foram plantadas

Usuários e a equipe de saúde da UBS plantaram, entre outras ervas, capim cidrão, cidreira, melissa, bálsamo, penicilina, anador e dipirona. O canteiro tem como diferencial a altura para atender às limitações físicas e necessidades especiais de cada pessoa e, também, o fato de estar sobre rodas, o que possibilita a locomoção.

“Esse jardim é um grande ganho para o nosso serviço. A partir dele, vamos resgatar um conhecimento que era do tempo dos nossos avós. O carinho e o cuidado para o preparo de um chá, por exemplo, acrescido das propriedades das plantas medicinais, traz muitos benefícios, atuando na saúde de maneira integral”, enfatizou a técnica de enfermagem da UBS, Rácia Rios e Carvalho.

Vera participou da montagem e destacou a importância do projeto

Usuária do equipamento, a dona de casa Vera Lúcia Palermo aprovou a novidade. “Adorei. No quintal, tenho espaço para plantar. Tudo o que eu aprender aqui, vou levar para a minha família, que gosta muito de chás”.

As mudas foram desenvolvidas no Jardim Botânico de Jundiaí. O próximo jardim terapêutico a ser entrega será na UBS Esplanada.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/14/primeiro-jardim-terapeutico-da-saude-e-implantado-na-nova-ubs-corrupira-em-jundiai/

Apoio