Jundiaí sobe e fica em 6º lugar entre as cidades médias no Programa Município Verde Azul
O Governo de São Paulo, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (19), entregou certificações a 280 municípios no nono ciclo do Programa Município Verde Azul. Jundiaí foi destaque, ficando em 6º lugar entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, recebendo 91 pontos. Em 2021, o município recebeu 77,41 pontos.
O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade. Jundiaí foi representada pelo diretor de Meio Ambiente, Walter Matheus e pela engenheira florestal, Karina de Lima.
“Jundiaí tem conseguido índices importantes em diferentes rankings. São várias políticas públicas que implementamos, como o programa Cidade das Crianças, Horta Urbana, o Plano de Bairro do Novo Horizonte e o Pé de Árvore e que contribuem com a nossa crescente melhora em vários indicadores”, disse o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.
O governador Tarcísio de Freitas reiterou a importância do prêmio e o olhar para a preservação do Meio Ambiente. “A gente tem um grande desafio que é mostrar que a sustentabilidade não pode ficar no discurso. Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental”, afirmou o governador.
Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. “Nós estamos desenvolvendo uma proposta para o aumento no plantio de árvores na cidade, em parceria com a iniciativa privada. As árvores fornecem muitos benefícios, incluindo sombra, habitat para a vida silvestre e fauna, além de prevenção de desastres naturais”, disse o diretor de Meio Ambiente, Walter Matheus.
Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados recebem um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.
“As empresas que querem empreender e construir loteamentos na cidade, por exemplo, devem considerar as árvores remanescentes no terreno no cálculo de viabilidade do empreendimento. E essa viabilidade não pode passar pela supressão da vegetação. Essa é uma premissa importante para que o Meio Ambiente seja preservado “, disse Sinésio.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí