Inclusão e desenvolvimento social: Jundiaí oferece qualificação para a população
Com 4.433 famílias inscritas no CadÚnico, Jundiaí tem trabalhado com a qualidade de vida dos grupos mais desfavorecidos da população, oferecendo condições que possibilitem o crescimento individual. Para isso, o Fundo Social de Solidariedade (Funss), órgão do Governo Municipal, vinculado à plataforma de gestão Inclusão e Desenvolvimento Social, tem contribuído para a realocação da população no mercado de trabalho.
No ano de 2023 o Fundo Social disponibilizou 4.161 vagas para cursos e oficinas dos mais diversos temas. Dentre esses, 3.607 foram realizados no Fundo e 554 foram cursos descentralizados. “O Fundo Social de Solidariedade tem como missão apoiar a sociedade, seja com doações – feitas a partir de arrecadações em campanhas – ou com cursos, que possibilitarão renda e qualificação. Jundiaí é a Cidade das Crianças e cuidar para que todos tenham oportunidades é o nosso trabalho”, comentou a presidente do Funss e primeira-dama, Vanessa Machado.
Para a aluna da turma do curso iniciante de Costura Criativa, Maria Cristina de Oliveira Santos, o curso gerou retorno financeiro e profissional rapidamente. “Eu amei o curso e estou começando até a receber encomendas. Minhas amigas amavam e me pediam sempre para vender aquilo que eu faço no curso. Rapidamente fiz sucesso nos grupos que fazia parte. Recentemente comprei a minha máquina e já consegui pagar a primeira parcela com as encomendas que já fiz”, comemora.
Mais qualificação
Além do Funss, a Fundação Escola TVTEC Jundiaí também oferece capacitações, cursos, workshops direcionados para a Economia Criativa, de forma a estimular o lado empreendedor da população. Neste ano, centenas de cursos foram ofertados de forma gratuita, com foco em audiovisual, mídias sociais e edição, são algumas das áreas disponibilizadas. “Todas as nossas ações têm o propósito de desenvolver a capacidade criativa e de crescimento das pessoas por meio de qualificações, capacitações, treinamento e oportunidades. Somente neste ano foram 10 mil vagas, que transformaram a vida desses alunos”, ressalta a superintendente Monica Gropelo.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí