Rede Jundiaí de Cooperação finaliza 2023 com parcerias importantes
Com o olhar direcionado ao Programa Jundiaí Cidade das Crianças, a equipe da Rede Jundiaí de Cooperação, coordenada pela Unidade Central de Parcerias Estratégicas, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, finaliza 2023 com saldo positivo de trabalhos em parceria com a iniciativa privada, organizações e a comunidade de diversas regiões.
Entre as parcerias, de impacto social de médio e longo prazos, estão o Fundo AWS para Educação, a criação de uma Unidade Temática voltada à Infância na Rede Mercocidades, as reuniões estratégicas para implementação de áreas da infância, ações de sustentabilidade nas escolas municipais, e muito mais.
“Nós, do Poder Público Municipal, temos um papel fundamental na gestão das demandas da população, mas não conseguimos fazer tudo sozinhos. A Rede de Cooperação vem exatamente nos ajudar, fazendo esse elo entre a Prefeitura, a iniciativa privada, as organizações civis e os munícipes, para que juntos possamos construir soluções duradouras e projetos transformadores. É dessa forma que potencializamos ainda mais o impacto social positivo em nossa cidade”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Na área da Internacionalização o destaque foi a aprovação unânime da cúpula da Rede Mercocidades para a criação da Unidade Temática das Infâncias, elegendo Jundiaí como coordenadora do grupo de trabalho. Tanto a adesão do Município à rede quanto a proposta de criação da nova Unidade são iniciativas articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação.
Quando o assunto é Educação e Sustentabilidade, as parcerias foram de grande impacto para a cidade, entre elas o Fundo AWS para a Educação Municipal, destinando aproximadamente R$ 950 mil para 15 projetos em categorias como STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática -, além de segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental. As ações vão impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede, e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares.
Ainda no âmbito escolar, com o propósito de trabalhar a educação ambiental e, também, melhorar o microclima dentro e no entorno das escolas, foi desenvolvido nesse ano um projeto com as crianças relacionado ao plantio de árvores e construção de jardins de chuva – três escolas municipais recebem essa inovação.
A área da Saúde é prioridade para o governo municipal bem como para a Rede Jundiaí de Cooperação. Um dos mais relevantes projetos é o ‘Adote um Quarto, Conforte Vidas’ – realizado no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), que entrou na sua reta final, com 100% do recurso captado e 53 quartos com banheiros revitalizados do total de cerca de 70 unidades.
Outro projeto importante realizado foi a entrega de 300 cadeiras de rodas a pessoas assistidas pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), zerando a fila que havia na cidade para esse modelo de cadeira de rodas. Essa parceria foi firmada com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e ainda contou com formação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais diretamente ligados ao serviço de saúde da cidade.
Outra frente de atuação é articular e contribuir para ações voltadas à empregabilidade. Entre elas, o apoio direto na realização da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí, no Parque da Uva, reunindo cerca de 25 mil pessoas. Dentro do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com o Sebrae e outras organizações, somente com alunos da rede municipal foram capacitados, na área do empreendedorismo e educação financeira, 7.860 estudantes e 400 professores divididos em 19 instituições de ensino do Município.
Campanhas em prol do terceiro setor com a iniciativa privada, bem como a ‘Focinho Solidário’, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social e com animais domésticos, além de ações voltadas à saúde e bem-estar, bem como melhorias para comunidades, também fazem parte do relatório social da Rede Jundiaí de Cooperação.
A equipe da Unidade Central de Parcerias Estratégicas não para. Sua empresa ou organização quer fazer parte dessa transformação na cidade de Jundiaí e não sabe por onde começar? Confira o relatório das atividades de 2023. Entre em contato com a Rede Jundiaí de Cooperação e junte-se a essa corrente do bem:
Site: https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao/
E-mail: redecooperacao@jundiai.sp.gov.br
Telefone: (11) 4589-8602 | (11) 4589-8988
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí