Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Rede Jundiaí de Cooperação finaliza 2023 com parcerias importantes

Publicada em 30/12/2023 às 08:49

Com o olhar direcionado ao Programa Jundiaí Cidade das Crianças, a equipe da Rede Jundiaí de Cooperação, coordenada pela Unidade Central de Parcerias Estratégicas, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, finaliza 2023 com saldo positivo de trabalhos em parceria com a iniciativa privada, organizações e a comunidade de diversas regiões.

Entre as parcerias, de impacto social de médio e longo prazos, estão o Fundo AWS para Educação, a criação de uma Unidade Temática voltada à Infância na Rede Mercocidades, as reuniões estratégicas para implementação de áreas da infância, ações de sustentabilidade nas escolas municipais, e muito mais.

 “Nós, do Poder Público Municipal, temos um papel fundamental na gestão das demandas da população, mas não conseguimos fazer tudo sozinhos. A Rede de Cooperação vem exatamente nos ajudar, fazendo esse elo entre a Prefeitura, a iniciativa privada, as organizações civis e os munícipes, para que juntos possamos construir soluções duradouras e projetos transformadores. É dessa forma que potencializamos ainda mais o impacto social positivo em nossa cidade”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Prefeito Luiz Fernando falando na Rede Mercocidades, ao lado Parimoschi
Criação de Unidade Temática das Infâncias com coordenação de Jundiaí foi criada na Rede Mercocidades

Na área da Internacionalização o destaque foi a aprovação unânime da cúpula da Rede Mercocidades para a criação da Unidade Temática das Infâncias, elegendo Jundiaí como coordenadora do grupo de trabalho. Tanto a adesão do Município à rede quanto a proposta de criação da nova Unidade são iniciativas articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação.

Quando o assunto é Educação e Sustentabilidade, as parcerias foram de grande impacto para a cidade, entre elas o Fundo AWS para a Educação Municipal, destinando aproximadamente R$ 950 mil para 15 projetos em categorias como STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática -, além de segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental. As ações vão impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede, e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares.

Prefeito Luiz Fernando falando na premiação do  Fundo AWS para a Educação de Jundiaí, na quadra da EMEB Ivo de Bona
Entrega de R$ 950 mil para projetos inscritos e aprovados em banca de avaliação foi feita pelo Fundo AWS para a Educação de Jundiaí

Ainda no âmbito escolar, com o propósito de trabalhar a educação ambiental e, também, melhorar o microclima dentro e no entorno das escolas, foi desenvolvido nesse ano um projeto com as crianças relacionado ao plantio de árvores e construção de jardins de chuva – três escolas municipais recebem essa inovação.

A área da Saúde é prioridade para o governo municipal bem como para a Rede Jundiaí de Cooperação. Um dos mais relevantes projetos é o ‘Adote um Quarto, Conforte Vidas’ – realizado no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), que entrou na sua reta final, com 100% do recurso captado e 53 quartos com banheiros revitalizados do total de cerca de 70 unidades.

Outro projeto importante realizado foi a entrega de 300 cadeiras de rodas a pessoas assistidas pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), zerando a fila que havia na cidade para esse modelo de cadeira de rodas. Essa parceria foi firmada com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e ainda contou com formação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais diretamente ligados ao serviço de saúde da cidade.

Outra frente de atuação é articular e contribuir para ações voltadas à empregabilidade. Entre elas, o apoio direto na realização da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí, no Parque da Uva, reunindo cerca de 25 mil pessoas. Dentro do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com o Sebrae e outras organizações, somente com alunos da rede municipal foram capacitados, na área do empreendedorismo e educação financeira, 7.860 estudantes e 400 professores divididos em 19 instituições de ensino do Município.

Quarto de Hospital com duas camas.
Acolha um Quarto, Conforte Vidas alcança 53 quartos e banheiros reformados no HSV

Campanhas em prol do terceiro setor com a iniciativa privada, bem como a ‘Focinho Solidário’, beneficiando as famílias em situação de vulnerabilidade social e com animais domésticos, além de ações voltadas à saúde e bem-estar, bem como melhorias para comunidades, também fazem parte do relatório social da Rede Jundiaí de Cooperação.

A equipe da Unidade Central de Parcerias Estratégicas não para. Sua empresa ou organização quer fazer parte dessa transformação na cidade de Jundiaí e não sabe por onde começar? Confira o relatório das atividades de 2023. Entre em contato com a Rede Jundiaí de Cooperação e junte-se a essa corrente do bem:

Site: https://jundiai.sp.gov.br/redecooperacao/
E-mail: redecooperacao@jundiai.sp.gov.br
Telefone: (11) 4589-8602 | (11) 4589-8988

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2023/12/30/rede-jundiai-de-cooperacao-finaliza-2023-com-parcerias-importantes/

Apoio