Educação Inovadora é destaque no ano de 2023, em Jundiaí
Durante o ano de 2023, Jundiaí, através do programa municipal Escola Inovadora, consolidou as metodologias transformadoras de ensino, além da sala de aula. Trabalhos intersetoriais foram elaborados para a ampliação de projetos e produção de novas iniciativas na Educação alcançaram os cenários nacional e internacional, fortalecendo o reconhecimento de Jundiaí.
“A aprovação de todo esse ecossistema requer trabalho nas políticas intersetoriais da Cidade das Crianças. Aliado a isso, o desenvolvimento dos principais pontos do programa Escola Inovadora no ano de 2023 fez com que a nossa Educação fosse devidamente reconhecida, trazendo interesse nos métodos implementados no município”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando dos reconhecimentos em encontros e eventos internacionais para apresentação de cases jundiaienses.
O torneio MenteInovadora marcou mais um ano, impactando milhares de crianças e famílias, em sua segunda edição, com atividades que estimulam o raciocínio e as capacidades socioemocionais das crianças.
Além da competição municipal, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional ‘Mathématiques Sans Frontnières 2023’, onde estudantes dos 4º anos e 5º anos da EMEB Profª Marina de Almeida Carvalho Rinaldi receberam certificações e reconhecimento.
Parcerias
A cidade iniciou e renovou parcerias importantes para o setor. Para incentivar novas iniciativas e investir nas categorias STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a cidade começou uma colaboração com a AWS – Amazon Web Services, que disponibilizou R$ 950 mil para serem investidos em projetos, que já foram iniciados, como os jardins de chuva, abelhas sem ferrão entre outros.
Com o objetivo de ampliar a inovação e avanço, Jundiaí prorrogou, em novembro, durante o aniversário de cinco anos do Fab Lab, sua parceria com o Sesi, fortalecendo a oferta de atividades que incentivem as crianças a desenvolverem em espaços ‘maker’.
Em dezembro, Jundiaí ampliou sua parceria em projetos educacionais com a Coca-Cola FEMSA Brasil, por mais um ano, com o projeto RenovAção, que traz como eixo principal de trabalho a sustentabilidade. “As parcerias com a iniciativa privada, articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), são diferenciais da gestão, que garantem serviços adicionais. A Educação é um grande exemplo deste tipo de iniciativa, que agrega oportunidades de desenvolvimento para nossos estudantes”, reforça o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
Reconhecimento Internacional
As práticas disruptivas do “Desemparedamento da Escola”, proposta da Unidade de Gestão de Educação (UGE) pelo programa Escola Inovadora, renderam à cidade o reconhecimento internacional na conferência deste ano da “Children & Nature Network”. Durante o evento que aconteceu em Denver, nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho, a proposta de Jundiaí esteve junto a outras 12 práticas que chegaram à final.
“Representar a Educação de Jundiaí em uma conferência de tamanha importância é gratificante. Ter a oportunidade de compartilhar o painel Global Lessons on Green com a Holanda, Bélgica e Peru para discutir a importância da natureza para o desenvolvimento completo das crianças foi um passo relevante para prosseguir com o processo de mudança do aprendizado por meio do desemparedamento escolar”, reforçou a gestora, Vastí Ferrari Marques.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí