Jardim Terapêutico da Saúde é implantado na UBS Esplanada
O segundo Jardim Terapêutico implantado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) foi entregue para os usuários da UBS Esplanada. A ferramenta integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), ofertadas na rede municipal de saúde. Para 2024, a previsão é de ampliação do programa para mais 10 UBSs.
Na UBS Esplanada, o grupo que cuidará do jardim e dos projetos do espaço será composto por integrantes da equipe da unidade e comunidade, como os integrantes do ‘Mãos Arteiras’ – projeto terapêutico desenvolvido para terapias com atividades artesanais.
“Proporcionando socialização e um convívio diferente, o Jardim Terapêutico integra momentos de aprendizado e relaxamento. Além disso, a ligação entre o saber popular e o conhecimento científico é estimulada, já que o ensino sobre as plantas faz parte dos costumes e saberes passados de geração para geração”, comentou a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia J. Rodrigues
Mais de 20 espécies compõem o jardim e serão trabalhadas ao longo dos meses com os usuários da unidade. Entre as variedades estão as bastante conhecidas como Babosa, Capim Santo, Alecrim, Erva Cidreira, Hibisco, Lavanda, Salsinha, Tomilho e os que ainda não são de amplo conhecimento, como as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) Major Gomes, Ora-pro-nóbis e Peixinho da horta.
De acordo com a enfermeira gerente da unidade, Fabiana Montoro Novo, as práticas integrativas com atividades de fitoterapia e aromaterapia com ervas ampliam os resultados com a disponibilidade do jardim. “O método de tratamento é mais econômico, com menos efeitos colaterais, não requer dependência e é oferecido como uma prática integrativa complementar pelo SUS. Podemos utilizar como complemento para a regulação dos hormônios, estimular o sistema imunológico, redução de inflamação e da dor”, ressaltou a enfermeira.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí