Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ivoturucaia recebe ação contra a dengue nesta quarta-feira (10)

Publicada em 09/01/2024 às 13:51

Jundiaí realiza nesta quarta-feira (10) ação extra para recolhimento de inservíveis no bairro Ivoturucaia. A ação integra a mobilização realizada pelo Município para combate e enfrentamento das arboviroses, principalmente a dengue, com risco de epidemia na cidade. Os caminhões da Limpeza Pública passarão pelas ruas a partir das 9h. A orientação é que a população deixe os materiais descartados nas calçadas para que possam ser recolhidos.

“O bairro continua com transmissão de dengue e precisamos bloquear os casos. Na última semana, durante ação casa a casa, verificamos grande quantidade de materiais que podem acumular água descartados nos quintais. Somente a ação conjunta entre Poder Público e população pode ajudar no combate à dengue”, ressalta a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

A ação extra visa deixar o bairro sem focos. Na última semana, imóveis foram vistoriados

O diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, informa que itens como sofás velhos, latas, baldes podem ser descartados. Só não serão recolhidos entulhos. “O bairro tem a coleta regular de lixo domiciliar, reciclável e cata-treco, mas teremos essa ação extra, sendo mais uma oportunidade para que as pessoas façam a limpeza de seus quintais e do interior de suas casas. Não podemos deixar o mosquito nascer. A dengue pode matar”, acrescenta.

Vistoria
força-tarefa no Ivoturucaia é a primeira realizada pela Prefeitura em 2024. Nos dias 4 e 5 deste mês, 906 imóveis foram visitados. A VISAM também orientou comerciantes e fez a distribuição de material informativo. Do total de casas, 358 deixaram de ser acessados porque estavam fechados e em 39 houve a recusa de moradores às equipes que visam conscientizar e eliminar os focos do mosquito.

Em todo o País, o cenário é preocupante, com aumento de casos. Além dos fatores climáticos – chuvas e altas temperaturas -, está em circulação os sorotipos 3 e 4 da dengue, não prevalentes há muitos anos, que aumentam o risco de agravamento da doença e de mortes.

O Município, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – faz o monitoramento diário da situação para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/01/09/ivoturucaia-recebe-acao-contra-a-dengue-na-quarta-feira-101/

Apoio