Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Equipes da Prefeitura trabalham na limpeza e assistência à população após a chuva forte

Publicada em 10/01/2024 às 08:51

Vários setores da Prefeitura se mobilizaram, nas primeiras horas desta terça-feira (09), para o trabalho de limpeza aos transtornos causados pelas chuvas fortes desta segunda-feira (08). Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, o volume de chuvas registrado foi de 53,8 mm no Jardim Florestal, 56,4 mm na Roseira, 43,8 mm no Jardim Tamoio, 40 mm no Fazenda Grande, 19,4 mm no Santa Gertrudes e 34,2 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, realizou o trabalho de manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica. Foi feita limpeza das ruas e de, aproximadamente, 60 bocas de lobo. Também foram aplicados mais de 150m² de asfalto para tapar buracos em vias. Já o Departamento de Parques, Praças e Jardins atendeu oito ocorrências de quedas de árvores.

Ruas passaram de diversos bairros por limpeza na manhã desta terça-feira (09)

A DAE Jundiaí atendeu duas ocorrências pontuais de retorno de esgoto. Uma no Centro e outra no Jd. Caçula. As equipes foram ao local, realizaram a desobstrução da rede e a higienização das casas afetadas.

Assim que as chuvas se iniciaram, a força-tarefa da Operação Chuvas de Verão esteve nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos. Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Diversos semáforos foram sinalizados em razão da falta de energia.
Também foram registrados sete pontos de alagamento – na avenida União dos Ferroviários, rua 23 de Maio, rua José do Patrocínio (no trecho entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e avenida Dr. Cavalcante), rua Suíça, avenida Jundiaí, avenida Dr. Odil Campos Saes e região da Ponte São João.

O trabalho da força-tarefa, aliás, foi iniciado no mês de abril, durante a Operação Estiagem, que prevê ações específicas desencadeadas pelo órgão municipal, a partir da situação identificada. Foram realizados o desassoreamento e limpeza de mais de 5 mil metros de rios e córregos da cidade para evitar alagamentos.

Força-tarefa da Prefeitura incluiu o trabalho de fechamento dos buracos causados pela chuva nas vias

“É extremamente importante o trabalho de vários setores da Prefeitura em conjunto, principalmente para mitigar os riscos causados pelas fortes chuvas, que são recorrentes nesta época do ano. Todas as Unidades trabalharam em parceria e conseguiram resolver rapidamente os danos”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.

No Jardim Sorocabana, uma casa teve parte do telhado danificado pela chuva forte de segunda-feira à tarde (08). As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) estiveram no local para uma vistoria. Telhas e madeiramento serão doados pela FUMAS para o reparo na residência. Também será concedido pela UGADS benefício eventual de vulnerabilidade temporária à família. No Jardim Aurélia, uma casa ficou alagada. A família foi atendida no CRAS Sul e foi fornecido kit de limpeza.

Equipes da UGADS e da Fumas fizeram atendimento no Jardim Sorocaba

Ligue 199 
Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, está disponível o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/01/10/equipes-da-prefeitura-trabalham-na-limpeza-e-assistencia-a-populacao-apos-a-chuva-forte/

Apoio