Colonos da ‘Vila Italiana’ dão as boas-vindas aos visitantes da Festa da Uva
Juntamente com a Corte da Uva, as boas-vindas aos visitantes da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos contam com um reforço animado no pavilhão principal do Parque da Uva. São os colonos da Vila Italiana, que reproduzem os costumes das famílias de imigrantes italianos e cujas histórias e tradições se confundem com as da própria festa.
“Quem é daqui de Jundiaí ou vem de fora para visitar a nossa Festa já chega com a certeza de que terá uma experiência positiva, alinhada com a escolha feita pela Prefeitura de promover uma programação fiel à sua tradição e à importância ao fomento das produções agrícola e artística locais. Por isso, entre os mais de 900 artistas contratados para os palcos e intervenções artísticas, quase 50 deles são de atores para o receptivo na Vila Italiana, que representam todo o calor e afeto com que Jundiaí recebe seus visitantes durante a Festa e nos demais dias”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
Este ano, o percurso pela Vila Italiana no pavilhão principal começa com o Navio a vapor, uma novidade do ano passado, que está de volta, para reproduzir a coragem e o peito cheio de sonhos com que os imigrantes embarcavam rumo ao novo continente. Após percorrer os corredores com as frutas premiadas de cada fim de semana, o visitante chega ao parreiral de uva e à casa do colono, onde, por meio da interação com o elenco e o cenário, poderá aprender mais sobre os costumes e a vida dos trabalhadores oriundos do “Bel Paese”.
Após subir as rampas em direção à Vila do Vinho, no segundo nível do pavilhão principal, a Festa traz desta vez um cenário especial em homenagem ao bairro da Colônia, com a reprodução da árvore de figueira sob a qual as primeiras famílias chegadas a Jundiaí tiveram de se proteger para se proteger das intempéries e a primeira igrejinha construída pelas famílias, fruto de sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Todo o percurso feito pelo visitante na Vila Italiana conta ainda com fotos e bonecos de tamanho grande, que reproduzem personalidades importantes das famílias italianas que vieram a Jundiaí, como o Comendador Antonio Carbonari, que dá nome ao Parque da Uva e em cujo sítio surgiu, em 1933, a mutação somática que deu origem à Uva Niagara Rosada de Jundiahy.
A Festa
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos segue no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) pelos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).
Os detalhes da programação podem ser conferidos no site da Festa.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí