Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Casos de dengue em Jundiaí superam importados em 2024

Publicada em 19/01/2024 às 16:43

A primeira apresentação dos dados relativos às arboviroses em 2024 foi apresentada nesta sexta-feira (19) e o número de casos autóctones de dengue é superior ao número de importados. Dos 50 casos positivos, 33 foram contraídos no município e 17 em outras cidades. A Vigilância em Saúde Ambiental, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), conta com stand na 39ª Festa da Uva de Jundiaí, com trabalho de orientação e alerta às pessoas para a necessidade do cuidado com o quintal para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti).

Os dados das arboviroses podem ser consultados diretamente no portal da prefeitura de Jundiaí, no painel específico (Boletim Arboviroses). “Manter o dado disponível em sistema gráfico facilita para que as pessoas identifiquem as ocorrências, as faixas etárias e até, as regiões. Temos alerta do Ministério da Saúde para o risco de surto da dengue neste ano, e, desde o ano passado o trabalho vem sendo intensificado”, reforça a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti se reproduz em qualquer recipiente com água parada

Casos

Nas últimas semanas tem sido realizada ação intensa na região no Ivoturucaia, bairro com o maior número de casos positivos até a publicação do boletim, nesta sexta-feira (19). São 23 casos dos 33 confirmados. Lá, além de busca-ativa, operação de ‘Cata-Treco’ adicional foi desencadeada na semana passada, com a coleta de 10 toneladas de material inservível e de risco para acúmulo de água.

O trabalho permanece em toda a cidade. “Além das equipes da Visam, os agentes comunitários de saúde e os agentes de Estratégia de Saúde da Família atuam diariamente na cidade fazendo a orientação às pessoas. Também estamos aproveitando a Festa da Uva para orientar a população sobre o ciclo do mosquito, que não transmite somente a dengue, mas a zika e a chicungunya também”, alerta.

O stand da Visam está localizado próximo à entrada principal do Parque da Uva, no primeiro pavilhão.

Stand da Visam, na Festa da Uva, tem explicação de técnicos da unidade para tirar dúvidas e orientar população

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/01/19/casos-de-dengue-em-jundiai-superam-importados-em-2024/

Apoio