Prefeitura e DAE plantam novas palmeiras no Mundo das Crianças
Nos últimos dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), e a DAE Jundiaí plantaram 12 novas palmeiras no Mundo das Crianças. As árvores são adultas e vieram de uma área particular.
“O morador fez a solicitação à Prefeitura para a supressão das árvores na área dele. Como estava dentro das normas, foi autorizada. Então aproveitamos que as árvores estavam em boas condições, retiramos e replantamos no Mundo das Crianças. A medida é uma forma de darmos nova vida às árvores adultas”, disse o diretor de Meio Ambiente em Jundiaí, Walter Matheus.
De acordo com o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, diversas espécies possíveis de serem transplantadas também têm sido diretamente recebidas pela empresa. Entre estas, há palmeiras adultas com mais de oito metros de altura. “Temos direcionado estas árvores para a nova área do Mundo das Crianças”, conta.
Lembrando que a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) tem um grande projeto de reflorestamento na cidade. No começo do mês, foi iniciado o plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí. O primeiro ponto foi um trecho na Marginal do Rio Jundiaí, próximo ao limite de município com Várzea Paulista. A medida, que busca trazer mais qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação, faz parte do projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí. Estão sendo plantadas espécies de Goiaba, Amora, Ipê, Paineira, Quaresmeira e Embaúba, por exemplo.
Jundiaí também foi destaque no Programa Município Verde Azul. A cidade ficou em 6º lugar entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, recebendo 91 pontos. Em 2021, o município recebeu 77,41 pontos.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí