Guias de turismo de São Paulo e do Rio de Janeiro visitam Jundiaí e elogiam estrutura da cidade
Empreendimentos do Turismo de Jundiaí e o Espaço Expressa receberam, nesta quarta-feira (31), um grupo de 42 pessoas, entre elas guias turísticos de São Paulo e do Rio de Janeiro, para uma visita técnica. O objetivo foi promover o turismo de Jundiaí e mostrar os atrativos da cidade. A visita foi uma parceria entre a CPTM, a Prefeitura de Jundiaí e os empreendimentos.
“O nosso turismo depende da visita das pessoas. Por isso é tão importante apresentarmos a cidade para que tenhamos a oportunidade de fomentar os empreendimentos turísticos”, disse o guia de turismo de Jundiaí, Emílio Carlos Massagardi.
Na primeira parte, os visitantes saíram da Estação da Luz, na Capital, com o Expresso Turístico da CPTM, desembarcaram na Estação de Jundiaí e foram até o Espaço Expressa. O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e o diretor do Espaço Expressa, William Paixão, apresentaram o prédio, os projetos culturais e a ocupação e revitalização da área.
“Nós queremos mostrar o Expressa e tudo o que ele significou e significa para a cidade. Desde o desenvolvimento de Jundiaí, que partiu da ferrovia, até os dias de hoje com a ocupação do espaço e com a Cultura cada vez mais fortalecida. Fica o convite para que o grupo volte em outras oportunidades e com muitos visitantes”, lembrou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A segunda etapa contemplou uma visita ao bairro Caxambu. Os profissionais de turismo puderam saborear a coxinha de queijo, que é patrimônio imaterial da cidade, e foram apresentados a atrativos turísticos do município.
“Jundiaí tem cerca de 80 empreendimentos rurais e essa é a principal vocação turística da cidade. A oportunidade de apresentar os espaços aos guias é muito valiosa para que possamos fazer crescer, cada vez mais, o turismo em Jundiaí”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.
Fábio Lira é guia de turismo há 9 anos no Rio de Janeiro e aprovou a vinda a Jundiaí. “Uma das nossas ideias é colocar Jundiaí no circuito de passeios e pacotes turísticos no Rio de Janeiro”. Mônica Chagas Monteiro, também guia no Rio, quer levar a cultura italiana aos turistas. “Eu já pretendia colocar Jundiaí nos passeios. E, principalmente, agregar o passeio de trem com as rotas turísticas, especialmente a do vinho. Foi bem positivo”.
“O turismo ferroviário é um tema de suma importância para a CPTM, visando o resgate cultural, turístico e histórico da ferrovia. Agradecemos a oportunidade de mostrar o potencial do Expresso Turístico e nos colocamos a disposição para futuros projetos e ações”, reforçou o Assessor Executivo da CPTM, Rafael Pandolfi.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí