Educação apresenta o ‘Desemparedamento da Escola’ na prática, no segundo dia da SAP
Como parte da programação do segundo dia da VII Semana de Atualização Pedagógica (SAP), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promoveu, ao longo desta sexta-feira (02), a apresentação de práticas do “Desemparedamento da Escola”, tema da programação desta edição. Todas as unidades escolares apresentaram as práticas selecionadas nos períodos matutino e vespertino, com revezamento das equipes docentes, que ora participaram das atividades como anfitriãs, ora conferindo os trabalhos de colegas de outras escolas.
Realizada como iniciativa do programa Escola Inovadora desde 2018, a SAP tem como objetivo o fortalecimento da formação dos educadores e o alinhamento dos trabalhos no início dos anos letivos. Esta sétima edição marca ainda o lançamento do livro sobre seu tema e o anúncio de parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, feitos durante a cerimônia de abertura no Teatro Polytheama.
Na Emeb Professor Jânio da Silva Quadros, no Eloy Chaves, a prática de “Desemparedamento da Escola” escolhida foi “O bairro da nossa escola”, trabalhado no ano passado com foco no pertencimento e apropriação dos patrimônios pelas crianças do G5, aliando ainda a montagem de maquetes e o uso de tecnologias para registro das atividades.
Uma das participantes da atividade nesta manhã foi a Catarine Martins, que é coordenadora da Emeb Own Zilio. “Decidi me inscrever para esta atividade, pois na Owen temos uma vivência parecida e gostaríamos de ampliá-la. Só de participar já borbulharam aqui as ideias. Sem contar que sou moradora daqui bairro desde 2022 e precisava ampliar o meu olhar e conhecer mais histórias, como sobre o campo do Careca, que homenageia um morador do bairro que zela pelo local e já treinou futebol com as crianças”, comentou.
Acompanhando a turma de educadores, a gestora da pasta, Vastí Ferrari Marques, resumiu o dia de atividades. “O que todas estas práticas de ‘Desemparedamento da Escola’ têm em comum é a importância da experiência e da investigação para as aprendizagens. Na Emeb Jânio, prestigiamos este trabalho extraordinário de saída para o bairro em busca do resgate da memória e do pertencimento, essenciais para todas as áreas do conhecimento. Passamos pela Emeb Abighail Alves Feu Borin, onde as equipes estão trabalhando nos detalhes finais antes de sua reinauguração. Em seguida, passamos pela UBS, praça e parque do bairro, e, finalizando este caminho simbólico até o Ensino Fundamental, chegamos à Emeb Irmã Úrsula Gherelo, onde foram apresentadas as iniciativas para melhorias da ambiência escolar”, comentou Vastí.
Outras práticas foram apresentadas pelas escolas da rede ao longo do dia. Na Emeb Professora Hilda Maria Alves Paschoaloto, escola de Educação Infantil I da vila Nambi, a prática apresentada foi: “Aqui, ser criança é natural”, sobre a potência da natureza enquanto ferramenta de aprendizagens, pesquisas e exploração. Já na Emeb Deputado Ranieri Mazzilli, de Ensino Fundamental na Vila Esperança, a vivência apresentada foi “Um entorno de aprendizagens”, acerca da identificação e conservação de elementos naturais e urbanos do entorno escolar.
O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) também participou da programação, com a socialização de “Argos & Vila Arens: paisagens em diferentes tempos”, projeto interdisciplinar sobre a memória deste importante patrimônio de Jundiaí.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí