Rede TVTEC » NotÃcias » Aos 18 anos, Jovem autista passa em medicina na USP
Aos 18 anos, Jovem autista passa em medicina na USP
Publicada em 06/02/2024 Ã s 11:42
Leonardo Gonçalves Goulart, de 18 anos, foi aprovado no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeiro Preto. Ele já tem a especialidade que deseja seguir: psiquiatria.
Diagnosticado com TDAH aos 2 e, mais recentemente, em setembro de 2023, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O jovem conta que escolheu a área para tratar pessoas que, assim como ele, são portadoras de algum tipo de transtorno. “Sofri pra achar profissional que me entendesse”.
Leonardo Gonçalves Goulart aos 18 anos, passou em medicina na USP – Foto: Valdinei Malaguti/EPTV
Por anos, Leonardo foi tratado apenas como uma pessoa hiperativa. Mas a famÃlia descobriu o TEA depois que a irmã mais nova, Livia, foi diagnosticada com o mesmo transtorno, diz a mãe, a vendedora Luiza Cruz de Lima.
“A gente fechou o diagnóstico dele em setembro do ano passado, que veio depois que eu tive a Livia, que fechou o diagnóstico há quase três anos. Depois do diagnótico dela , a gente começou a correr atrás para fechar o diagnóstico dele, porque enxergamos muitas caracterÃsticas no Leonardo depois que tivemos conhecimento sobre o autismo, porque a Livia veio trazer essa informação pra gente”.