Carnaval fomenta o Turismo de Jundiaí com roteiros diversos para adultos e crianças
O Departamento de Turismo, ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, disponibiliza site completo com atrativos para quem deseja curtir o Carnaval na cidade. As opções das Rotas Turísticas contam com opções para quem quer sossego, paisagem e boa comida, ou está em busca da agitação.
Para quem não abre mão dos blocos, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) divulga a programação com o desfile de vários blocos tradicionais até a próxima terça-feira de Carnaval (13). A programação completa pode ser acessada neste link: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2024/
Já para os que preferem a calmaria, estão à disposição os tradicionais passeios familiares em bairros como Caxambu, Castanho e Traviú, onde encontram-se as Rotas Turísticas da Uva, do Vinho, da Cultura Italiana e do Castanho. Nelas, o visitante encontra gastronomia típica italiana como massas e vinhos, além do contato com a natureza em áreas rurais de Jundiaí.
Na região Central, a Rota do Centro Histórico é um convite para quem gosta de belas arquiteturas, cultura e, claro, muita história sobre Jundiaí. O Museu Solar do Barão é um ótimo ponto de partida, além de monumentos religiosos e históricos, prédios tombados, praças e muitos detalhes que marcaram a cidade e que estão nessa Rota.
Já quem procura por gastronomia e bebidas diferenciadas pode conhecer a Rota da Cerveja Artesanal, que conta com cervejarias artesanais com fábrica própria, cervejarias ciganas, brew pubs, bares de cervejas artesanais e lojas de insumos para produção. Para a criançada, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a Fábrica das Infâncias Japy e o Mundo das Crianças são opções de diversão garantida com a festa de Carnaval para os pequenos, com direito à programação gratuita e desfile infantil de fantasias, na Rota do Brincar.
Ainda existe a Rota da Terra Nova, com restaurantes, bares, haras, fazendinhas e comércios diversos com produtos locais para quem não perde a oportunidade de conhecer a história dos locais pelos sabores.
“São praticamente cinco dias que muitas pessoas ficam em casa. E mesmo quem estiver trabalhando, também tem a possibilidade de conhecer as Rotas Turísticas ou mesmo os blocos de rua no final de semana. Sem dúvida, há opções, em Jundiaí para toda a família e para todos os perfis de visitantes”, reforça a diretora de Turismo, Marcela Moro.
Segundo dados da Prefeitura, Jundiaí recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, com consumo médio de US$ 70 por pessoa/por dia. A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas da cidade podem ser conferidas no site do Turismo Jundiaí. “Temos fortalecido os programas de incentivo ao agronegócio e de preservação da natureza e auxiliado os produtores rurais a se fixarem no campo. Por isso, elevamos nossa oferta de serviços ao público”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. As Rotas Turísticas de Jundiaí podem ser consultadas neste site: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí