Confira a agenda cultural de carnaval em Jundiaí
A programação de Carnaval elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) alcança essa semana o seu ponto alto. Na Cidade das Crianças e Terra da Uva mais sete blocos vão ganhar os mais diversos pontos da cidade levando alegria, música e diversão não só para os participantes, mas para a população que for assistir a passagem dos foliões.
Além dos blocos na rua, nos equipamentos culturais, também haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.
Além das ações direcionadas na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficina de Carnaval, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a programação traz contação de história, bailinho de Carnaval e Blokids.
Já para os que gostam de acompanhar a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, a programação completa dos desfiles pode ser conferida na Internet, na página oficial da Cultura https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2024/.
Confira a programação pela (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana:
Biblioteca Nelson Foot
Dia 10 – sábado – das 10h às 11h30– Oficina de confete sustentável e confecção de instrumentos musicais com material reciclável com o arte educador Trezzy Art, com a proposta de combinar diversão carnavalesca com práticas ecologicamente corretas, bem como servir de ensaio para o bloco da Biblioteca, “Só vai quem lê”, já que na segunda-feira de Carnaval poderá se divertir na matinê da BNF.
Na sequência – das 11h30 às 12h30 – os integrantes da Cia. CENA 4 – apresentam Histórias de Carnaval
Dia 12 – segunda-feira – das 13h às 14h – Concurso de Fantasias de Carnaval para crianças e matinê do bloco “Só vai quem lê“. Para participar a inscrição deverá ser feita até dia 10, sábado, pelo formulário Google https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2Sk08FEEi8SaygV-KapKTmd2UJVXsCc9ga9_XIWiMfaJdZg/viewform
Poderão participar do Concurso de Fantasias da Biblioteca Professor Nelson Foot crianças com faixa etária de 04 a 10 anos, divididas em duas categorias: de 04 a 06 anos; de 07 a 10 anos.
Haverá premiação (Kit brincar, contendo: 1 livro, 1 máscara, mini caixa de giz de cera e 1 bolha de sabão) para os classificados em 1°, 2° e 3° lugares das duas categorias. Além disso, haverá uma premiação especial para o 1º colocado na seleção da melhor fantasia sustentável e melhor fantasia de personagem da literatura infantil brasileira. Todos os participantes serão reconhecidos com um prêmio de participação.
Item obrigatório – pintura facial ou máscara
Também na segunda-feira (12) – das 14h30 às 16h – Matinê do Bloco Só vai quem lê – Crianças acompanhadas de seus responsáveis poderão esbanjar animação ao som das marchinhas de carnaval, na tenda que será especialmente montada para a ação. A Biblioteca não fornecerá confete e serpentina ao público e a animação ficará a cargo da Blokids, da Cena 4 Produções com um repertório recheado de marchinhas tradicionais de Carnaval e músicas do universo infantil, a proposta da ação é ninguém ficar parado.
A Biblioteca estará aberta sábado, segunda e terça-feira, das 10h às 17h e está localizada dentro do Complexo Argos, rua dr. Cavalcanti, 396 -Vila Arens.
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.
O horário de funcionamento no Carnaval será: sábado e domingo das 10h às 18h. Na segunda fechado para manutenção e na terça-feira, das 10h às 21h.
O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro
Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, o Carnaval vai ser de total animação e descontração.
No sábado – dia 10 – 10h30 – Contação de História – com os integrantes da Cia. Caça Vento e Artes – com Fábulas do Disquinho.
Às 11h15, muita música e alegria com a apresentação do Cantinho do Joe – Música para crianças, com o animado bailinho de Carnaval.
No domingo, dia 11 e na terça-feira, dia 13, sempre às 10h30, chegando em ritmo de folia, o “Blokids” – bloquinho de Carnaval Infantil, vem cheio de animação para cantar e dançar com os pequenos foliões, nesta festa tão brasileira, o Carnaval.
A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento no Carnaval será sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 13h e na segunda-feira, fechado para manutenção.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Depois do sucesso de público e de crítica com as exposições sobre o Holocausto e de Presépios, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre com uma proposta inovadora e disruptiva. A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.
Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento durante o Carnaval será: sábado, das 10h às 13h30. Já no domingo e terça-feira, das 10h às 17h e fechado na segunda pra manutenção.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento é das 10h às 17h.
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
O visitante poderá conferir a exposição “Dois Mundos entre nós”, uma mostra coletiva das artistas: Sílvia Rocha, Cris Suiter e Regina Satori.
“O mundo que acolhe e o que pede socorro” Esta é a síntese da exposição “Dois Mundos entre nós” representada através da observação, das técnicas, cores, e criação, em 30 obras inéditas das artistas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 106 – Centro. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, exceto na segunda-feira que o prédio estará fechado para manutenção.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí