Cursos do Funss promovem a qualificação profissional e resgatam autoestima das alunas
O curso de Maquiagem Profissional do Fundo Social de Solidariedade, ministrado pela professora Fabiana Barros, maquiadora e cabeleireira profissional, é um dos mais procurados na unidade. Nas aulas, as alunas aprendem noções básicas de maquiagem e também compartilham experiências de vida – com direito a café da tarde, num clima de aconchego e muito aprendizado.
Desta turma faz parte a Diana Evangelista que, desde criança, convive com a alopecia, uma doença que provoca perda de cabelo e pelos em todo o corpo. A dona de casa de 35 anos, que também é mãe de duas meninas, busca nos cursos do Fundo Social uma nova qualificação profissional e o fortalecimento da sua autoestima. “Os lenços e turbantes sempre me acompanharam, mas resolvi me libertar desse padrão e me cuidar ainda mais. Foi difícil, no começo, assumir a falta de cabelos, mas me acostumei e hoje não ligo para as opiniões alheias”, conta. Diana começou a investir na maquiagem para realçar sua beleza natural e assim incentivar outras mulheres que enfrentam as mesmas adversidades. “Aqui no curso estou aperfeiçoando meus conhecimentos sobre maquiagem e espero que possa ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo”, reforça. Diana pretende, também, investir na nova ocupação e se dedicar ao trabalho no salão de beleza da tia, que é cabeleireira.
Assim como Diana, muitas outras alunas buscam as capacitações do Fundo Social para se redescobrir profissionalmente. Com a autoestima fortalecida, as mulheres encontram a liberdade para cuidar de si mesmas e gerar renda para suas famílias. “Os cursos do Fundo Social, principalmente na área da beleza, fazem com que as alunas voltem o olhar pra si mesmas e enxerguem suas qualidades, muitas vezes esquecidas pela correria do dia a dia”, conta a professora Fabiana Barros. “Esse autocuidado faz com que, independente de qualquer coisa, essas mulheres se sintam fortes e capazes de reencontrarem sua essência”.
Superação
A dona de casa Valdirene da Silva conta que o curso de maquiagem do Fundo Social lhe transformou. Com um quadro de síndrome do pânico e ansiedade, diagnosticado no final do ano passado, foi orientada pelos especialistas a procurar uma atividade de lazer, que lhe ajudaria no tratamento. “Foi então que vi no Facebook os cursos do Fundo Social de Solidariedade. Meu marido me incentivou a fazer inscrição e acabei optando pelo curso de maquiagem”, conta. ”Fui super bem acolhida pelo grupo e pela professora Fabiana. Ocupei minha mente, aprendi uma nova habilidade e não esperava que fosse me sentir tão bem. Foi uma grande transformação”, finaliza.
“A transformação por meio da qualificação profissional é a vocação do Fundo Social, desde 2017. E saber que essa mudança também vai além do profissional enche nosso coração de alegria e esperança. Seguiremos fortes com este trabalho porque acreditamos que a formação é alicerce para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres”, afirma a primeira-dama Vanessa Machado, presidente do Fundo Social de Solidariedade. Desde 2017, o Funss já soma mais de 29 mil vagas gratuitas ofertadas em seis eixos de capacitação (Administrativo; Beleza e Estética; Bem-estar e Saúde; Costura Criativa e Artes; Gastronomia; Serviços.).
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí