Educação dá início a mais uma formação com foco na Saúde Mental dos educadores
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) deu início em fevereiro à formação “Cuidando de si para cuidar melhor do outro”, voltada aos educadores da rede municipal, que visa sensibilizar os profissionais sobre a importância da educação socioemocional e autocompaixão no contexto educacional. “Trata-se de mais uma iniciativa do eixo de Formação dos Educadores do programa Escola Inovadora e que, por meio de sensibilização, palestra, dinâmicas e técnicas, lança luz sobre a importância no cuidar de si para atender de melhor forma as necessidades dos estudantes”, comentou a gestora, Vastí Ferrari Marques.
Até o final do mês, a formação contará com 16 encontros, realizados nos auditórios da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), impactando mais de 2800 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como professores, educadores infantis, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, durante as horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).
Os encontros têm sido mediados pelos facilitadores Rodrigo Ruschel e Valentin Conde, da Gaia+, organização não governamental (ONG) que atua com projetos educacionais. A ONG já esteve presente em Jundiaí, durante o ano de 2023, com o projeto “Aprendizagens para corações e mentes”, realizado em dez escolas de Ensino Fundamental, projeto que contou com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein. Desta vez, a série de formações com educadores é fruto de projeto contemplado com o Fundo da AWS – Amazon Web Services, divulgado em outubro do ano passado.
Segundo a diretora do Departamento de Formação da UGE, Sílvia Magalhães, “para os educadores participantes desta formação, a Gaia+ disponibilizará, gratuitamente, o curso ‘Aprendizagens para corações e mentes’, realizado na modalidade síncrona, com duração de 40 horas. Durante os encontros, são apresentadas técnicas e estratégias de autocuidado e cuidado das crianças, auxiliando na criação de ambientes de aprendizagem orientados pela compaixão”.
Mais iniciativas
Atualmente, integram as iniciativas do programa Escola Inovadora para este tema o “Cria na Paz”, “Cuidados com o Corpo”, “Eu tenho Voz”, “Corações e Mentes” e “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”, desenvolvidos com parceiros como Allma Hub, Rede Urban95, Fundação Van Leer, Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Universidade Emory – Atlanta (Estados Unidos). Com abordagens como teatro, sensibilização junto à comunidade, oferta de material educativo, perspectiva lúdica, metodologia para identificação de sentimentos, entre outros, as iniciativas focam tanto nos corpos discente e docente das escolas, como também nos familiares e na sociedade.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí