Nos 150 anos da imigração, Centro das Artes recebe encontro com jundiaiense que fez expedição pela Itália
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro recebe, nesta quarta-feira (28), a partir das 9h, um encontro com a jundiaiense Thaisa Bestetti, que irá compartilhar as experiências e histórias da viagem que fez no início do ano à Itália para reconstituir os passos de seu avô Arlindo, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou junto aos Aliados na Itália durante a 2ª Guerra Mundial.
O encontro aberto ao público interessado em geral será realizado na Sala Josette Feres de espetáculos e marca ainda as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“A coragem e garra dos imigrantes italianos que ajudaram a construir nossa cidade são, certamente, um traço ainda presente em seus descendentes. É essa contribuição que celebramos nesta data, por meio das histórias e memórias de quem, como a Thaisa, ainda hoje fazem de Jundiaí a cidade pujante e grandiosa que é”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Além do prefeito e demais autoridades locais, estão também confirmadas as presenças do deputado Fabio Porta da Câmara de Deputados da Itália, de representantes do consulado italiano de São Paulo e de diretores do Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI), que organização que também apoiou a missão de Thaisa pelo País europeu.
O sesquicentenário da imigração italiana é marcado pela chegada, em 21 de fevereiro de 1874, do navio Sofia ao Brasil oriundo do porto do Gênova com 380 passageiros. Para marcar a data, o Governo Italiano intitulou o ano de 2024 como “Anno delle radici italiane” (Ano das Raízes Italianas, em português), com diversas iniciativas para o estreitamento de laços entre as duas Nações e seus povos. Foi por meio de um dos projetos desse ano comemorativo, o projeto “Turismo de Raiz”, que Thaisa encabeçou sua empreitada.
A participação é gratuita e por ordem de chegada. O Centro das Artes fica na rua Barão Jundiaí, 1093 – Centro.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí