Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Apresentação de jundiaiense que fez expedição pela Itália marca celebração dos 150 anos da imigração

Publicada em 28/02/2024 às 15:27

Para iniciar as celebrações dos 150 anos da imigração italiana ao Brasil, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu, nesta quarta-feira (28), no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, um encontro aberto ao público com a jundiaiense Thaisa Bestetti. Com o projeto “Turismo de Raiz”, a autora compartilhou histórias de seu avô Arlindo, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou junto aos Aliados na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. O Prefeito Luiz Fernando Machado participou da atividade.

“As tradições italianas são marcas fortes das pessoas de Jundiaí, que buscam a todo momento valorizar as histórias e as memórias de seus antepassados, tão importantes na transformação e no desenvolvimento de nossa cidade. É uma alegria muito grande prestigiar uma autora local, com um trabalho inédito e tão importante para as nossas gerações”, comentou Luiz Fernando.

Apresentação aconteceu na Sala Josette Feres de espetáculos

A ideia de Thaisa surgiu após a leitura das histórias presentes no diário do avô. Inspirada, a autora percorreu os caminhos feitos por Arlindo na Itália, durante a 2ª Guerra. Foram mais de cinco regiões visitadas e o nascimento de um projeto inspirador. “É emocionante poder contar as histórias do meu avô em Jundiaí, cidade em que nasci. Valorizar as nossas raízes e manter viva as nossas memórias é muito importante. Espero que eu consiga incentivar que mais pessoas possam fazer o mesmo”, explicou.

“O cidadão jundiaiense é apaixonado por histórias de pessoas e de lugares, principalmente quando há conexões afetivas, como temos com os italianos. Essa característica fica clara nos eventos realizados na cidade, como a Festa da Uva, por exemplo. Esse encontro promovido pela Unidade de Gestão de Cultura busca justamente isso, conectar essas pessoas e valorizar as tradições do povo italiano e de Jundiaí”, ressaltou o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Ao longo de todo ano ainda haverá novas atividades e exposições em alusão aos 150 anos da imigração.

Além do prefeito, também estiveram presentes o deputado Fabio Porta, da Câmara de Deputados da Itália, representantes do consulado italiano de São Paulo e de diretores do Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI), organização que também apoiou a missão de Thaisa pelo País europeu.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/02/28/apresentacao-de-jundiaiense-que-fez-expedicao-pela-italia-marca-celebracao-dos-150-anos-da-imigracao/

Apoio