Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa Cidade das Crianças inspira visita de comitiva da Prefeitura de Jacupiranga

Publicada em 28/02/2024 às 09:15

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta terça-feira (27), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Jacupiranga, Município paulista localizado na região do Vale do Ribeira. O encontro, realizado no gabinete de governo do Paço Municipal, contou com a presença do prefeito jacupiranguense, Roberto Garcia, e equipe, interessados nas políticas públicas vinculadas ao programa municipal Cidade das Crianças.

“Em Jundiaí temos a certeza de que os investimentos na Infância são capazes de transformar os ciclos de desigualdade em ciclos de prosperidade para as famílias. E isso passa pelas oportunidades e estímulos durante esta, que é a fase mais curta, porém mais importante da vida, e que, no programa Cidade das Crianças, são contemplados com a escuta do que elas têm a dizer, com a preocupação sua Saúde emocional e com o olhar integral de sua formação e cuidados, passando pelas diversas Unidades de Gestão da Prefeitura”, comentou Luiz Fernando.

No gabinete de governo, comitiva pôde aprofundar o diálogo sobre as iniciativas e projetos vinculados ao programa municipal

Roberto reforçou o motivo da visita. “Recentemente entregamos nosso Plano da Primeira Infância e, desde que começamos a produzi-lo, nossa preocupação era criar um documento que pudesse ser colocado em prática e que deixasse um legado. Por isso, desde então, Jundiaí tem nos inspirado e quisemos nos aproximar ainda mais, a fim de integar este movimento pela Infância que vocês encabeçam.”

Juntamente com os gestores de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; de Cultura, Marcelo Peroni; e de Educação, Vastí Ferrari Marques, Luiz Fernando apresentou diversas iniciativas vinculadas ao Cidade das Crianças, como o Comitê das Crianças, o modelo de governança por plataformas e Unidades de Gestão, a metodologia do “Desemparedamento da Escola” do programa Escola Inovadora, a campanha Pé de Infância e a programação do Voa Pé para a volta às aulas da rede municipal de ensino.

Peroni, que é também ponto focal do programa municipal, apresentou a Rede Brasileira de Cidades das Crianças, da qual o Município é sede. “Em vista do interesse de Jacupiranga às políticas para as Infâncias, apresentamos a Rede lançada no início do ano passado e que se encontra em expansão de adesões. Trata-se de uma rede norteada pelos conceitos do pedagogo italiano Francesco Tonucci e que tem como exigências que o Município aderente crie um grupo intersetorial de trabalho e promova a escuta das crianças. Esta última exigência, por exemplo, colocada em prática de modo formal por Jundiaí por meio do Comitê das Crianças, dos Conselhinhos nas escolas e no Comitê do Hospital Universitário”, explicou.

Junto na comitiva de Jacupiranga estavam a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sônia Morato, e assessores das secretarias de Educação, Meio Ambiente e outras pastas. Após a reunião de trabalho no Paço Municipal, a comitiva realizou também uma visita técnica ao Mundo das Crianças.

Após a reunião grupo seguiu para visita técnica ao Mundo das Crianças

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/02/28/programa-cidade-das-criancas-inspira-visita-de-comitiva-da-prefeitura-de-jacupiranga/

Apoio