No Terminal Colônia, usuários são orientados contra a dengue
A Prefeitura de Jundiaí, a partir de ação integrada entre as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Mobilidade e Transporte (UGMT), iniciou nesta terça-feira (5), trabalho de conscientização nos Terminais de Ônibus para conter o avanço da dengue. O primeiro a receber a barraca educativa e as equipes da saúde foi o Terminal Colônia.
Além de informações sobre os sintomas da doença e a importância da eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água, os usuários puderam conhecer algumas plantas medicinais e aromáticas com ação repelente. Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) também entregaram panfletos informativos e aproveitaram as paradas dos ônibus para convocar a população a entrar na guerra contra o mosquito.
“O cenário é preocupante e estamos aproveitando a grande circulação de pessoas nos Terminais para atingir o maior número de pessoas possíveis com informações. É fundamental que cada um entenda sua parte nesta luta que travamos contra o Aedes aegypti, que também pode transmitir a zika e chikungunya”, destaca o Diretor do Departamento de Transporte Público, Leslie Tealdi.
“Esse trabalho integra o cerco montado no Município para combate e enfrentamento, complementando o trabalho casa a casa, a busca de criadouros, a investigação epidemiológica e a nebulização veicular nos locais com alta transmissão. Não podemos deixar o mosquito nascer. Temos que conter os casos. A dengue é uma doença que pode se agravar e levar à morte”, acrescentou a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
Aprovação
Nos minutos em que aguardava o ônibus, a atendente Rute Cardoso entendeu o ciclo do Aedes. “Eu não sabia muita coisa e foi bom aprender. Em casa, eu vou reforçar mais os cuidados e conversar com os meus vizinhos. Temos que deixar tudo limpo para evitar que a doença chegue até nós.”
O enfermeiro Ruan Muniz, antes de subir no ônibus, também fez questão de dizer que será mais um agente de informações contra a dengue. “O mosquito é esperto, mas somos melhores do que ele”.
Programação
Quarta-feira (6), a ação ocorre no Terminal Central. Na quinta (7) e na sexta (8), nos Terminais Vila Arens e Hortolândia, respectivamente.
Jundiaí acumula, segundo o último Boletim de Arboviroses, 982 casos, sendo 790 autóctones, 114 importados e 78 em investigação para determinação de local de transmissão. 1.083 exames aguardam resultado. Considerando a semana anterior, os casos aumentaram 44%.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí