Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Dia da Mulher vira tema de aula e inspira a reflexão dos estudantes

Publicada em 08/03/2024 às 09:22

Comemorado mundialmente nesta sexta-feira (08), o Dia da Mulher inspirou ao longo da semana o tema das aulas e as reflexões de inúmeras turmas na rede municipal de ensino. Na Emeb Professor Luiz Biela de Souza, no Jardim Santa Gertrudes, o assunto foi abordado com os cerca de 470 estudantes, por meio de atividades e abordagens diversas, desde os alunos do G4 até os quintos anos.

Na turma do 2º ano B da professora Andreia Simon, as atividades na tarde dessa quinta-feira (07) começaram com a leitura de um texto sobre o histórico das lutas e mobilizações das mulheres pela melhoria de condições, tanto sociais, quanto nos ambientes domésticos e corporativos. Na sequência, os alunos fizeram a análise da letra do samba ‘Ai que saudades da Amélia’, de Ataulfo Alves, e desenharam cartões com mensagem coletiva para que cada aluno presenteasse uma mulher importante em sua vida.

Sophia Emanuely Campos, de sete anos, falou da importância da data. “Criaram um dia comemorativo e de reflexão, pois se não fossem as mulheres, ninguém existiria. Afinal, os bebês nascem de barrigas de suas mães e toda mãe é uma mulher.”

Já a colega Yasmin Galasse, da mesma idade, resume a motivação. “Precisaram criar uma data para lembrar que é preciso respeito.”

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, tratou da importância das atividades. O programa Escola Inovadora estimula que as crianças da rede municipal de ensino à reflexão e ao pensamento crítico por meio de vivências e abordagens pedagógicas que dialoguem com a realidade em que vivem. Todas elas certamente convivem em contextos com as presenças de mulheres e, mesmo no ambiente escolar, a realidade é de predominância feminina, desde as equipes até a gestora. Por isso, tratar o tema faz parte do estímulo à convivência de todos e ao respeito”, frisou.

Nas demais turmas da Emeb, as atividades envolveram leituras, pinturas e confecção de cartazes, promovendo a reflexão acerca da importância das presenças femininas no cotidiano de cada aluno. Já nas turmas dos terceiros aos quintos anos, as crianças desenvolveram a leitura de livros e reportagens de jornais com foco nas histórias de mulheres famosas, relevantes em seus segmentos, como a jogadora de futebol Marta Silva e a ativista Maria da Penha.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/03/08/dia-da-mulher-vira-tema-de-aula-e-inspira-a-reflexao-dos-estudantes/

Apoio