Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

População tira dúvidas em terminais em dia de ação contra dengue

Publicada em 08/03/2024 às 16:13

Seguindo a programação do trabalho de conscientização contra a dengue nos terminais, nesta sexta-feira (8) foi a vez do Terminal Hortolândia receber os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A Prefeitura de Jundiaí, por meio de ação integrada entre as Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ao longo da semana, realizou ação com agentes nos terminais Colônia, Central, Vila Arens e Hortolândia, para explicar e orientar sobre os perigos causados pela dengue e como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Estamos atuando em várias frentes de combate à dengue. E os terminais por serem locais de grande circulação e movimentação de pessoas é um excelente propagador de orientação nessa batalha. Por isso, é importante haver uma mobilização e conscientização de todos. A dengue é uma doença que pode matar”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Agentes Comunitários orientam os passageiros no Terminal Hortolândia

“Estamos vendo um cenário preocupante e essa ação integrada entre a Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) e a UGPS é de grande valia, pois entre um embarque ou desembarque as pessoas têm a oportunidade de aprender mais sobre a doença, tirar dúvidas e colocar em prática o que elas aprenderam nos terminais”, avalia o gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

A campanha aconteceu nos terminais, Colônia, Central, Vila Arens e Hortolândia

De perto

“Eu vi de perto o estrago que a dengue faz. Minha esposa contraiu a doença há aproximadamente quinze dias. Até hoje ela não se recuperou totalmente”, disse o fisioterapeuta João Carlos dos Santos.

“O mosquito da dengue não escolhe quem ele vai pegar, por isso não podemos deixar a proliferação. A população tem que se conscientizar e fazer de tudo para conter o avanço da doença. Todo cuidado é pouco”, relata o professor de Educação Física que pegou a doença em 2019, Carlos Peixoto.

Diariamente circulam pelos sete terminais da cidade aproximadamente 100 mil pessoas.

Aprovação

A vigilante Tatiane Oliveira e o filho Miguel Oliveira, de 13 anos, aprovaram a ação e fazem um apelo. “É importante que todos façam a sua parte: não deixem água parada. Conversem com seus vizinhos, tenham consciência que a dengue pode matar”, alerta a mãe. “A gente tem que se proteger usando repelente e não deixando acumular água”, completa Miguel.

Tatiane Oliveira e o filho Miguel Oliveira, de 13 anos, recebendo orientações sobre a dengue

Boletim Epidemiológico de Arboviroses

Mesmo com ações diárias de combate e enfrentamento à dengue, Jundiaí registra um total de 1.403 casos confirmados da doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico disponibilizado no site da Prefeitura de Jundiaí, e atualizado nesta sexta-feira (08). O bairro Ivoturucaia segue sendo o local com mais casos, 343, seguido pela Vila Ruy Barbosa, com 69, Vila Nambi, com 50, Jardim Tamoio 44 e Vila São Sebastião com 38.

Para saber mais informações sobre a doença, locais de atendimento e como evitar a proliferação do mosquito transmissor, basta acessar a página lançada pela Prefeitura. Nela também é possível acompanhar o cenário e as ações previstas no Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/03/08/populacao-tira-duvidas-em-ultimo-terminal-a-receber-acao-contra-a-dengue-no-hortolandia1/

Apoio