Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Sentindo na Pele’: evento de conscientização é dedicado ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicada em 14/03/2024 às 10:05

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e em conjunto com outras unidades de gestão da prefeitura promovem sábado (16) a terceira edição da ação “Sentindo na Pele”, das 9h às 12h, na Praça da Matriz, (Praça Governador Pedro de Toledo), no Centro. O evento é gratuito, aberto à população e com foco na conscientização e alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Trânsito (UGMT), Aloysio Queiroz, o projeto visa conscientizar a sociedade quanto às dificuldades que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e ciclistas passam diariamente em sua locomoção. “O intuito é fazer com que os motoristas do transporte coletivo e a população em geral vivenciem as dificuldades e necessidades de quem tem alguma condição física com restrições à mobilidade. E isso só é possível com uma educação eficaz para o trânsito, onde as pessoas aprendam a respeitar o espaço de outras pessoas”, explica o gestor.

Dentre as atividades previstas, a população poderá “vivenciar situações reais” como um simulador (de locomoção de Idosos); simulação de deficiente visual (com uso de máscaras); simulação com deficiência física (cadeiras de rodas/andadores/bengalas e muletas).

A população simulando uma deficiência visual

O evento contará com o apoio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com foco no atendimento às pessoas com deficiência. 

“O intuito da ação é fazer com que pessoas sem restrições de mobilidade ‘sintam na pele’ como é dificultoso para um deficiente físico ou visual subir e descer de um ônibus por exemplo. Criamos situações reais para que as pessoas vivenciem isso e assim possam ter mais empatia pelo próximo”, fala o Diretor de Transporte Público, Leslie Tealdi.

O agente ‘Vaguinho’ é presença garantida no Sentindo na Pele. De forma lúdica, interativa e leve vai explicar para a população o objetivo da ação.

O Agente Vaguinho é presença garantida no evento

Outras ações

Quem for prestigiar o evento vai poder cuidar da saúde por também. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) vai oferecer diversos serviços à população. Conferência do esquema vacinal; oferta de vacinas; orientação a doenças imunopreveníveis e aferição de pressão arterial.

A população poderá aproveitar para ver como anda a sua saúde

A Guarda Municipal também estará presente com o Canil. O evento acontece das 9h às 12h, na praça Governador Pedro de Toledo, praça da Matriz.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/03/14/121019/

Apoio