Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fundo Social alcança 30 mil vagas oferecidas desde 2017

Publicada em 14/03/2024 às 17:23

Ana Caroline de Oliveira Melo, 30 anos, participou do curso de Cuidador de Idosos oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade em 2023. Na época, era responsável por cobrir a folga de outros profissionais da área aos finais de semana – maneira que encontrou de garantir uma renda extra no orçamento familiar. O curso realizado no Funss, além da oportunidade de networking, Ana define como um divisor de águas: o trabalho diário como confeiteira deu lugar à cuidadora de idosos profissional. 

Assim como Ana Caroline, milhares de jundiaienses tiveram suas vidas transformadas por meio das oportunidades geradas pelos cursos do Fundo Social de Solidariedade. Com vocação voltada para a qualificação profissional, o Funss oferece, gratuitamente, para as pessoas em situação de vulnerabilidade, cursos, workshops e oficinas para a promoção e geração de renda e emprego e alcançou 30 mil vagas gratuitas oferecidas desde 2017.

Além de formações que exigem investimento inicial baixo e têm capacidade de geração de renda rápida, como é o caso dos cursos de Manicure e Pedicure, Designer de Sobrancelhas, Eletricista, Costura Criativa e Gastronomia, o Fundo Social de Jundiaí também está atento às exigências e necessidades do mercado de trabalho, como é o caso das turmas do curso de Cuidador de Idosos. “Além da necessidade de se especializar para enfrentar o mercado de trabalho altamente competitivo, estas profissões permitem um retorno financeiro mais rápido e não necessitam de investimento inicial alto”, comenta a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado.

“Nossas capacitações também são realizadas graças à parcerias com instituições de ensino e o setor privado, como Sebrae, Senac e Senai. Uma forma de garantir a qualidade e o acesso à qualificação profissional sem onerar os cofres públicos”, concluiu Vanessa.

Desde 2017 já foram ofertadas 30 mil vagas nos seis eixos de atuação do Funss

Além destes, outros cursos estão em andamento em diferentes bairros da cidade, atendendo a um compromisso do governo em levar conhecimento e capacitação profissional onde a população se encontra .Exemplo disso é o curso de barbearia, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, que integra as ações de promoção de saúde à comunidade TEA, por meio da formação para o trabalho e renda, a partir de parceria com a UGPS, a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e a Comissão de Pais TEA (Transtorno do Espectro Autista) Jundiaí.

Segundo o diretor do Fundo Social, Anderson Lopes, a descentralização atende a um compromisso do governo em levar o conhecimento e a capacitação profissional onde a população se encontra. “Há diversas regiões bastante afastadas na área central do município e que possuem estrutura para receber os nossos cursos. Por isso, não medimos esforços para programá-los, de acordo com a necessidade de cada local”, explicou.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/03/14/fundo-social-alcanca-30-mil-vagas-oferecidas-desde-2017/

Apoio