Atendimento do Cadastro Único nos territórios oferece conforto aos moradores
O atendimento presencial do Cadastro Único, que é realizado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop, tem proporcionado maior conforto e comodidade aos munícipes. O novo atendimento começou em fevereiro deste ano. Em um mês, já foram realizados 1.152 atendimentos no geral, sendo 222 famílias atendidas nos CRAS e 189 em visitas domiciliares.
Moradora do Agapeama, dona Palmira Del Grossi Souza foi ao CRAS Sul, no Jardim Santa Gertrudes, realizar a atualização cadastral periódica do benefício. “Nunca deixei de fazer certinho a atualização do Benefício de Prestação Continuada, que me ajuda muito no dia a dia. E aqui no CRAS o atendimento ficou muito bom”. As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Essa atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício. O Cadastro Único é responsável pelo gerenciamento de dados de beneficiários de programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Beneficiários que têm dúvidas, aguardam aprovação de benefícios ou estão situação de averiguação cadastral realizada pelo Governo Federal serão contatados pelas equipes para a data e local onde serão atendidos. O atendimento, exclusivamente por telefone, pode ser feito pelos números (11) 4522-4568 (fixo) e pelo WhatsApp nos telefones: (11) 94033-0084 e 91711-8421, das 8h às 17h, de segunda a sexta.
Após o agendamento, os atendimentos serão realizados diretamente nos equipamentos de referência dos usuários, que são as unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Pop. O serviço da nova central do Cadastro Único é vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e é operado em parceria com a OSC Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural (Indesc).
“Com essa nova sistemática, estamos diminuindo o deslocamento das famílias realizando o atendimento presencial diretamente nos CRAS, próximo ao território do beneficiário, sem que ele tenha que fazer o deslocamento ao centro da cidade, como era antes. Além, é claro, do atendimento por telefone e por WhatsApp no caso de dúvidas, o que também proporciona mais agilidade nos processos”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí