Sustentabilidade e educação ambiental guiam Semana da Água da DAE
Promover debates sobre regulação em saneamento, sustentabilidade e resiliência hídrica estão entre os pilares da Semana da Água que a DAE Jundiaí planejou em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A Seção de Sustentabilidade (SSU) e a Diretoria de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios (DRN) prepararam cinco dias de eventos.
As ações ocorrerão para o público externo e para servidores, estagiários e aprendizes da DAE. Com este último foco, serão realizados três encontros, sempre no Auditório Planeta Água.
No dia 19, a partir das 12 horas, a chefe da Seção de Sustentabilidade, Maria Carolina Dutra, o encarregado de Educação Ambiental, Danilo Resende, a encarregada de Sustentabilidade, Naiara Poiate, e o encarregado de Resíduos, Vítor Angelo Arantes, convidam os servidores para uma roda de conversa sobre sustentabilidade hídrica; no dia 20, das 8 às 10 horas, o mesmo grupo vai realizar uma oficina com estagiários e aprendizes.
“Estamos começando com esta proposta na Semana da Água e pretendemos fazer com que as rodas de conversa e debates entre setores da empresa sobre sustentabilidade venham a ser algo permanente. Notamos que os servidores têm interesse sobre o tema”, afirma Maria Carolina.
Já no dia 22, às 8 horas, ainda no Auditório, a DRN trará especialistas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ) para falar sobre uso consciente da água no desenvolvimento social e regulação. Os servidores também estão convidados a saber mais sobre o tema.
Consumo consciente
Durante a Semana, além da agenda do programa Águas de Jundiaí, a DAE leva o Desafio do Consumo Consciente às escolas particulares La Fontaine, The Joy, Anchieta e ao Sesi.
Palestras também marcam a data. Na quarta, dia 20, às 6 e às 17 horas, o assessor de Políticas de Saneamento Francisco Manoel Netto Soares ministra uma palestra em uma empresa; neste dia e no dia 21, Danilo Resende conversa com alunos da ETEC Vasco Antonio Venchiarutti (ETEVAV). “É uma das metas trazermos mais jovens para o debate sobre sustentabilidade”, diz Resende.
Mundo das Crianças
Administrado pela DAE Jundiaí, o Mundo das Crianças também participa da programação por meio de uma exposição na Casa da Árvore, que pode ser visitada até o final de março.
O projeto utiliza material do programa de visitas Águas de Jundiaí, como maquetes e jogos, e convida as crianças a despertarem para o consumo consciente da água. Além da exposição, o Mundo também ganha uma nova personagem – Bibi, a bióloga – que conduz as crianças a vivenciar uma experiência sobre como lidar com as mudanças climáticas do planeta e o quanto essas alterações afetam a vida de todos.
O Mundo abre de terça a domingo, das 7 às 17 horas; de terça a sexta, a entrada é livre, já aos finais de semana, feriados e emendas, é necessário agendamento pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí