Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí reforça compromisso no Pacto Global da ONU

Publicada em 17/03/2024 às 14:14

Reunindo as ações dos últimos dois anos relativas à adesão ao Pacto Global das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura de Jundiaí publicou sua prestação de contas atualizada. Com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, envolvendo o engajamento de 162 países, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa mundial. A elaboração do documento, com foco nos eixos referentes a Trabalho, Meio Ambiente, Combate à Corrupção e Direitos Humanos, teve a coordenação da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

Lançada em 2000, a ação é uma chamada para as empresas e entidades governamentais alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais da ONU nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Ao integrar o bloco, Jundiaí também reforça o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer a gestão eficiente, transparente e direcionada ao desenvolvimento social.

O Pacto Global representa a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa mundial

“Temos plena compreensão de que só é possível garantir uma boa qualidade de vida à população se o desenvolvimento caminhar lado a lado com a obrigação que temos com a preservação do meio ambiente. O que apenas reforça o compromisso da cidade e da nossa gestão com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Nosso programa de governo, que tem foco especial no desenvolvimento de políticas públicas para a infância, fez de Jundiaí a “Cidade das Crianças”, pelo simples entendimento: um município que se preocupa com o bem de seus pequenos moradores, se ocupa em fazer o bem para toda a sua população”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Histórico
Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030 – plano de ação de 2015 a 2030. Jundiaí também conta com a agenda de responsabilidade. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo. Sendo assim, a prestação de contas é baseada nas ações realizadas pelo governo municipal em relação aos quatro eixos.
“A publicação dos resultados das ações dos últimos dois anos é mais uma ação de transparência da gestão de Jundiaí, que tem Agenda Jundiaí 2030, voltada à preservação do meio ambiente e com ações de políticas públicas que buscam diminuir a pobreza e dar melhor qualidade de vida para a população, de maneira sustentável, estimulando o desenvolvimento econômico e das pessoas a partir de um ambiente inteligente, desburocratizado e ágil”, afirma o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/03/17/jundiai-reforca-compromisso-no-pacto-global-da-onu/

Apoio