Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Guardiões da Natureza’ promove visita das Escolas Municipais ao Geresol

Publicada em 08/04/2024 às 08:44

A reciclagem e o descarte correto dos materiais é um assunto sério em Jundiaí, a Cidade das Crianças. Graças ao programa “Geresol de Portas Abertas”, promovido pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), centenas de crianças visitam o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) todos os anos, aprendem sobre o tema e se qualificam para ser os “Guardiões da Natureza”. Na semana passada, alunos matriculados no 1º ano da EMEB Pedro de Oliveira visitaram o espaço.

Fabrício Augusto Franco, de seis anos, era um dos mais empolgados com a visita. Com olhares atentos em cada etapa e tirando dúvidas a todo momento, o garoto não escondia a ansiedade de explicar aos seus familiares o que aprendeu. “Agora eu sei onde temos que jogar as garrafas de plástico e de vidro e também vi para onde vai todo o lixo que separamos”, contou Fabrício.

Fabrício relata que aprendeu a descartar as garrafas de plástico corretamente

Durante a visita, os visitantes conheceram todas as estações do Geresol, começando pela Estação do Conhecimento, passando pela balança que registra o peso de todos os materiais gerenciados Estação de Transbordo de Orgânicos, Armazém da Natureza, Tratamento de Podas e Resíduos Verdes, e Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil. Além disso, realizarem atividades práticas e lúdicas que ensinam e fomentam o descarte correto dos materiais.

“O programa visa promover a interação das crianças com o ambiente, além de apresentar os processos e os detalhes de um tema tão importante quanto o descarte correto dos materiais. Dessa forma, conseguimos conscientizar e sensibilizar os pequenos, que levam as informações aos seus familiares e formam uma grande corrente de conhecimento”, avalia a coordenadora do projeto, Luciene Cristina Ramazotti.

Crianças visitaram todas as estações do Geresol e entenderam o funcionamento de cada uma delas

“A visita ao Geresol consolida todas as atividades teóricas de educação ambiental que estão presentes no currículo das nossas crianças. Todos estão muito felizes e voltam da visita com mais vontade de cuidar do planeta e espalhar os aprendizados adquiridos”, explica a coordenadora da escola, Juliana Siqueira.

As visitas ou solicitações de palestras explicativas no Geresol podem ser solicitadas pelo e-mail geresol@jundiai.sp.gov.br.

Atividade prática consolida o conteúdo apresentado em sala de aula

Fonte/imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/04/08/em-jundiai-cidade-das-criancas-descarte-correto-do-lixo-entra-em-pauta-desde-cedo1/

Apoio