Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Segunda fruta mais produzida de Jundiaí, safra de caqui é destaque na cidade

Publicada em 08/04/2024 às 09:19

A safra de caqui cultivado em Jundiaí deve atingir um patamar médio de 4 mil toneladas da fruta neste ano, em 77 produções. Os agricultores da cidade contam com apoio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Juntos, os produtores somam uma área de 146,6 hectares.

“O caqui é a segunda fruta mais produzida de Jundiaí, somente atrás da uva. Por isso, a importância do cultivo para a cidade. São aproximadamente 40.000 plantas que produzem para abastecer várias cidades do país”, destaca o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Um exemplo da força da produção na cidade é a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias de Jundiaí, que contabiliza a venda de, aproximadamente, 500 mil caixas de seis quilos de caqui, com uma clientela fidelizada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Pernambuco e Bahia. “Nos últimos dez anos, houve um aumento de área de produção de caqui, principalmente pela diversificação de cultivo, tendo a fruta como destaque. Um dos motivos é a maior facilidade no manejo em relação a outras culturas”, disse o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Pompermaier.

As principais variedades produzidas na cidade são a Rama Forte, mais cremosa, presente na maior parte dos agricultores, e também a Fuyu e Chocolate, mais consistentes. Durante a safra da fruta, entre os meses de fevereiro e julho, o processo demanda a contração de 120 trabalhadores temporários na cooperativa.

Cooperativa de Jundiaí envia caqui para diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Pernambuco e Bahia

“O investimentos que fizemos no processo de qualidade, com uma máquina bastante moderna, beneficia todo mundo, desde os pequenos, até os grandes produtores. Hoje, a cooperativa soma 28 associados e faz ainda a comercialização de uva e ameixa durante o ano”, detalha o presidente da cooperativa, Orlando Steck.

Produtor da fruta no Traviú, Leandro Steck está investindo também em nova produção. “Estamos plantando a variedade Constata, dado o sucesso, principalmente, do plantio da Rama Forte, que é muito procurada. É uma forma que estamos buscando de diversificar a produção”. A fruta está no auge da safra, que vai de fevereiro a junho. “A região inteira teve uma produção forte e o resultado é a acessibilidade dessa fruta, que o consumidor pode encontrar facilmente tanto em supermercados quanto em feiras e varejões municipais”, diz a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

Investimento em maquinário mostra a importância da cooperativa e da produção de caqui na cidade

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/04/08/segunda-fruta-mais-produzida-de-jundiai-safra-de-caqui-e-destaque-na-cidade/

Apoio