Campanha de Multivacinação chega às escolas municipais
Jundiaí prossegue com a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde em escolas. Nesta terça-feira (9), equipes da saúde estiveram na EMEB Professor João Fernandes Neto, no bairro Morada das Vinhas.
A ação, desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, visa atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Na cidade, inicialmente, foram envolvidas as Escolas Estaduais Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato (Parque Residencial Jundiaí), Dom Joaquim Justino Carreira (Almerinda Chaves) e Professor Luiz Rivelli, onde 172 crianças e adolescentes foram vacinados.
“Dando andamento, até o dia 19, percorreremos três escolas municipais. A partir dessa parceria importante entre a Educação e a Saúde, objetivamos elevar as coberturas vacinais da cidade, evitando a volta de doenças erradicadas, como a paralisia infantil”, ressalta a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.
Além das doses que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI), são disponibilizadas as vacinas contra Covid-19. A aplicação nas creches ocorre somente na presença dos pais e/ou responsáveis.
Aprovação
Mãe da pequena Brenda Vitória, a dona de casa Karina Camargo, não pensou duas vezes quando recebeu o bilhete da EMEB. “É importante vacinar nossos filhos. Pode até doer, mas é um ato necessário para a vida deles. Estou aproveitando que vieram na escola, mas eu sempre levo no posto”, destacou.
A cozinheira Maria Zuleide dos Santos também aproveitou para deixar a Maria Alice com as doses em dia. “Está sendo ótimo porque é na hora da saída. Elas já olham e dão a dose. Facilitou bastante.”
Cronograma
As próximas escolas a receber a campanha serão: EMEB Maria Aparecida Silva Congílio (Novo Horizonte), no dia 19 deste mês, e Professora Nilse Moraes Leite (Parque Residencial Jundiaí), nos dias 16 e 17.
Ao longo do ano, a Prefeitura também atuará em outras escolas públicas, avaliando e atualizando as carteirinhas. Em 2023, ação semelhante resultou na aplicação de 1.383 doses.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí