Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ação sustentável reduz consumo de copos plásticos no Paço Municipal

Publicada em 15/04/2024 às 13:44

Estimular a reciclagem e a separação correta dos resíduos bem como substituir os copos plásticos por copos ou garrafas reutilizáveis são ações que já rendem frutos no ambiente do Paço Municipal de Jundiaí. A partir do programa Servidor Consciente Recicla, o consumo de copos plásticos foi reduzido pela metade desde setembro de 2023, quando a iniciativa foi lançada entre os mais de 1,2 mil servidores que trabalham diariamente no local.

O programa “Servidor Consciente Recicla” é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), em parceria com as Unidades de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP); Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede de Cooperação; Cultura (UGC); Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC); e Educação (UGE). Com a disponibilização de contentores (lixeiras) específicas para descarte orgânico e reciclável, além da distribuição de copo sustentável e reutilizável a todos os trabalhadores do prédio, foi possível reduzir de 3,7 mil copos consumidos diariamente para 1,8 mil.

Além da redução na produção de lixo plástico diário, a quantidade total de resíduos também foi reduzida. Até então, 125 kg diários eram gerados entre todos os 8 andares e o restaurante instalado no Paço. A partir da implantação do programa Servidor Consciente Recicla, houve redução de 30% no total, já separados em média de 76,5 kg de orgânicos e 13,5 kg de recicláveis por dia.

Reunião com os servidores multiplicadores aconteceu no Paço Municipal, com apresentação dos primeiros dados

Nesta semana, os resultados foram apresentados para os servidores multiplicadores – pessoas indicadas entre todos os departamentos para a disseminação das informações sobre a correta destinação dos resíduos – em reunião. “É muito importante sabermos que já foi alcançado essa redução. O trabalho é permanente, pois isso impactará num mundo melhor para as próximas gerações”, comentou a servidora da UGEL, Isabel Gesqui Geraldo.

A informação também chegou às crianças da EMEB João Luiz de Campos – unidade que encaminhou uma carta para os servidores municipais sobre a importância da reciclagem, ainda no ano passado -. Eles se prontificaram a gravar um vídeo elogiando a iniciativa e estimulando para que as medidas conscientes sejam replicadas.

https://youtube.com/watch?v=qSzNAy8tZr0%3Ffeature%3Doembed

“É necessário cuidar para que o mundo tenha qualidade para as próximas gerações. E essas medidas devem ser realizadas agora. Jundiaí conta com coleta seletiva, orgânica e cata-treco em toda a cidade, para que todas as pessoas possam contribuir com o descarte adequado. O Servidor Consciente Recicla é mais uma iniciativa que a Cidade das Crianças emprega para garantir qualidade de vida”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ainda na reunião dos multiplicadores, foram estabelecidas novas ações para adoção nos próximos meses, como nova meta de redução no número de copos plásticos, a ampliação da discussão do tema para departamentos além do Paço Municipal e a circulação permanente de informações referentes ao tema para os servidores.

Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/04/15/acao-sustentavel-reduz-consumo-de-copos-plasticos-no-paco-municipal/

Apoio