Jundiaí leva o programa Cidade das Crianças para Encontro da Rede Urban95 em Recife
Representantes da Prefeitura de Jundiaí participam desde esse domingo (21), em Recife (PE), do 3º Encontro da Rede Urban95 realizado pela Fundação Van Leer. “Após termos participado da primeira edição do encontro em Boa Vista (RR), em 2022, e recebido em nosso Município a sua segunda edição, em setembro do ano passado, Jundiaí volta a se reunir com esta importante Rede em prol das Infâncias. É mais uma oportunidade de levar as práticas exitosas do programa Cidade das Crianças para fora de Jundiaí e aprender também com outras experiências inovadoras”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.
A Rede Urban95 é uma iniciativa da Fundação van Leer e que tem como foco incluir a perspectiva dos bebês, crianças e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços. A referência ao número 45 é a altura média, em centímetros, de uma criança de três anos. Atualmente, a Rede está presente também na Holanda, Índia, Israel e Jordânia, e, no Brasil, já conta com 27 Municípios integrantes. E em Jundiaí, a participação integra o eixo “Redes Internacionais” do programa municipal Cidade das Crianças para a construção de um projeto comum de desenvolvimento saudável da Infância.
Com o custeio de transporte e hospedagem pelos realizadores do evento, a comitiva jundiaiense é composta, além do prefeito, pelos gestores de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant; de gestor de Cultura, Marcelo Peroni; e de Educação, Vastí Ferrari Marques, além da articuladora do programa SP pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura. Os dois primeiros, pontos focais da Rede Urban95 no Município.
A programação temática do Encontro teve início com a abertura da Semana do Bebê do Município e seguiu com reuniões dos participantes com a coordenadora da Rede, Claudia Vidigal, e com o prefeito de Recife, João Campos; reuniões segmentadas entre os chefes do Executivo; visitas técnicas a equipamentos públicos e programas voltados às Infâncias; e lançamentos de publicações temáticas. Também fazem parte da programação, que segue até esta terça-feira (23), atrações culturais em pontos turísticos da capital Pernambucana, como uma apresentação de Frevo, importante patrimônio cultural da região, em plena Praça do Marco Zero.
Peroni, que é também o ponto focal do programa municipal Cidade das Crianças na Prefeitura, ressaltou a importância da participação no encontro. “A troca de experiências entre os integrantes da Rede não só estimula e dá força para a política pública da Infância no Brasil, como também vai ao encontro de dois dos eixos do programa Cidade das Crianças, como a participação em rede e a implementação de ferramentas de desenvolvimento que atuem na mudança de comportamento e do planejamento urbano.”
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí