Programa Nascentes Jundiaí restaura áreas rurais equivalentes a 40 campos de futebol
O Programa Nascentes Jundiaí, sob a responsabilidade da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), chegou a uma área rural restaurada equivalente a 40 campos de futebol. O objetivo do programa é a implantação de ações de conservação, restauração e recuperação para a adequação ambiental de propriedades rurais em todo o município de Jundiaí, em especial para a Bacia do Rio Jundiaí Mirim, que é o principal manancial de abastecimento público da cidade. As inscrições para o programa estão abertas permanentemente.
São 40 hectares (400.000 m²) em processo de restauração ambiental com cerca de 50 mil mudas plantadas em 50 propriedades participantes, um crescimento de 35% em relação a 2018, quando 37 propriedades estavam em processo de recuperação. Três áreas aguardam o início dos plantios.
Uma das áreas que passam por processo de restauração é a propriedade de Luis Carlos Xavier, aos pés da Serra do Japi, no bairro Santa Clara. O local já passou por um primeiro plantio de 1.600 mudas nativas em 10 mil metros². Nas próximas semanas, uma segunda área, também com 10 mil metros², ganhará mudas nativas. São várias espécies que serão plantadas, entre elas Jequitibá-branco, Jacarandá Bico de Pato, Paineira, Embaúba, Figueira, além de árvores frutíferas como a Uvaia, Pitanga, Araçá e Goiaba. “Estamos muito felizes, principalmente porque estamos já percebendo mais animais na região, além da perspectiva de recuperar as nascentes”, disse.
“Precisamos garantir, cada vez mais, ações que atuem diretamente na segurança hídrica da população da cidade e na preservação do Meio Ambiente. E o Programa Nascentes vem para somar a esses esforços. Inclusive, estamos captando novas áreas para novos plantios”, disse Ana Maria Martins, engenheira florestal e coordenadora do Programa Nascentes dentro do Departamento de Agronegócio.
Podem participar do Programa Nascentes Jundiaí proprietários rurais de áreas preferencialmente produtivas inseridas em zona rural ou urbana que possuam Áreas de Preservação Permanente desprotegidas (nascentes e cursos d’água) ou outras áreas onde haja a possibilidade de revegetação. Basta apresentar uma cópia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Unidade de Gestão do Agronegócio, Abastecimento e Turismo (Paço Municipal) e preencher o pedido de inscrição no Programa Nascentes Jundiaí.
Caso a área esteja apta a participar, será feito um mapa georreferenciado e o Diagnóstico Ambiental da propriedade, para que a área seja incluída no Banco de Áreas para Restauração (BARE). Os produtores rurais que têm o interesse de participar podem preencher o formulário no site do Agronegócio ou por este link. Em caso de dúvidas sobre o programa, pode entrar no site, em contato pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4589-8581/8692/8872, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí