Instituições iniciam treinamento para ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’
As trilhas de formação para as instituições que participam do processo de aquisição do “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos” começaram, nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos”, contou com a presença dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Sami Mansour (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), além da diretora-presidente da Escola de Gestão Pública (EGP), Camila Murin.
“Jundiaí sempre teve uma economia pujante graças às empresas, que geram empregos e riqueza para a nossa cidade. Mas é importante ver que, além disso, todos estão preocupados e focados na garantia dos valores que norteiam os direitos humanos, a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas”, afirma Maryssael.
Neste primeiro dia, o treinamento abordou questões como a qualificação, formação e atividades educativas com emprego da temática direitos humanos no ambiente corporativo; Governança corporativa e direitos humanos; . Sustentabilidade e direitos humanos; Direitos humanos nos canais de relacionamento e comunicação nas empresas; e Due Diligence, monitoramento, identificação de riscos e ações de prevenção em direitos humanos.
O Selo é uma iniciativa das Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Casal Civil (UGCC) e apoio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) e Escola de Gestão Pública (EGP).
Nicholas Costa, Diretor de Qualidade da multinacional GL Foods, avaliou positivamente a iniciativa da Prefeitura e acredita que o treinamento trará ainda mais benefícios à empresa. “O bem-estar e a sensação de pertencimento são pilares da GL Foods e cuidar das pessoas faz parte de nossos valores. O Selo vem para atestar essa prática e as trilhas de conhecimento serão importantes para agregar conhecimento e trocar experiências”, diz.
As aulas irão até sexta-feira (26) e foram desenvolvidas pela Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em parceria com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) e EGP, com a colaboração da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede de Cooperação. Ao todo, 41 empresas participam do processo. Haverá três diferentes categorias do Selo: Bronze, Prata e Ouro. A cerimônia de concessão do Selo será no dia 14 de junho.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí