Representante da Fundação Van Leer elogia as boas práticas de Jundiaí durante visita técnica
Jundiaí recebeu nesta quinta-feira (25) a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, instituição da qual o Município é parceiro institucional junto à Rede Urban95. Após a sua participação no Encontro dos Municípios brasileiros integrantes da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo País, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte.
“Já conhecia o trabalho desenvolvido por Jundiaí através do que comentava a equipe global da Fundação, mas, apesar da minha proximidade e interesse, ainda não tinha tido a oportunidade de conferir presencialmente. E tem sido uma experiência incrível e inspiradora ver a qualidade do que Jundiaí tem feito e de como aqui têm surgido ideias comprometidas com a proposta. Acho que dá para ver na minha cara o quanto fui surpreendida”, comentou a equatoriana que atua no escritório holandês da fundação.
Acompanhada de Ursula Troncoso e Isadora Garcia, respectivamente, fundadora e colaboradora da Ateliê Navio, parceiro técnico da fundação no Brasil, Victoria foi recebida na escola por sua equipe e pela gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Na Emeb de Educação Infantil 2 (G4 e G5), a comitiva interagiu com as crianças e conferiu as diversas ambiências vinculadas aos programas municipais Escola Inovadora e Cidade das Crianças, tanto nas partes internas – como salas de aula, refeitório e pátios -, quanto externas, como os espaços sonoro, de fogo de chão e de comidinhas; a horta escolar; a biblioteca; o parque naturalizado; o observatório da natureza; e a Vila da Cleo, espaço que simula um bairro urbano, com casas, oficina, salão de beleza e até supermercado.
“O objetivo desta visita foi o de demonstrar como a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’ é uma realidade em nossa rede, onde a presença dos conceitos Urban95 conectam os projetos, a escola e a cidade. E pudemos também destacar como a introdução dos conceitos pedagógicos vinculados ao eixo da ambiência pelo programa Escola Inovadora está atrelada também ao eixo da formação dos educadores, sensibilizados com a proposta, e com impacto direto na qualidade de ensino das crianças”, comentou Vastí.
Além da escola, a comitiva realizou também visita técnica ao recém-inaugurado Parque Naturalizado do Jardim Novo Horizonte e à Fábrica das Infâncias Japy, na vila Arens, -implementados no Município com o conceito Urban95 em parceria com o Ateliê Navio -, além do Mundo das Crianças.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí