Projeto contemplado pelo Fundo da AWS com foco em Matemática inicia implementação nas escolas
O Projeto Conexões, com foco na melhoria do ensino de Matemática, teve nesta semana o início de sua implementação em Jundiaí, como uma das iniciativas contempladas pelo edital do Fundo da AWS – Amazon Web Services lançado no ano passado.
Inscrito no edital pela Maestro Educação, empresa do ramo de assessoria Pedagógica, o projeto é destinado a quatro escolas da rede municipal escolhidas pelo proponente e consiste na formação de educadores e na implementação de espaço disparador de conceitos, a fim de facilitar as aprendizagens das crianças nessa disciplina e conectar os conteúdos pedagógicos dessa temática com o cotidiano.
Na Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte, uma das escolas contempladas por esse projeto, o impacto deverá atingir os cerca de 600 estudantes de Ensino Fundamental da escola, que conta com turmas do segundo ao quinto ano. Na última quarta-feira (24), os educadores receberam formação sobre o projeto com seu responsável, Valther Maestro, que é também um dos autores do livro sobre a metodologia do “Desemparedamento da Escola”, lançado este ano.
Ainda na Emeb do Novo Horizonte, o espaço destinado ao projeto está sendo implementado no pátio, onde conteúdos matemáticos como tabelas, ângulos e geometria estarão presentes enquanto elementos em pinturas e placas. Nessa escola, o título escolhido para o projeto e da sala temática é “Descobertas da Matemática”, com o slogan “Educar para conectar novas possibilidades”.
“Alinhada ao eixo da ambiência escolar do programa Escola Inovadora, a implementação deste espaço pelo projeto tem como foco estimular as aprendizagens das crianças e alavancar melhores resultados nessa área. É a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’ na prática, conectando os conteúdos pedagógicos, as investigações das crianças e os diversos ambientes escolares com a vida cotidiana”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Além da Emeb do Novo Horizonte, também as escolas Deputado Ranieri Mazzilli (vila Esperança), Emeb Professor Antonio Adelino Brandão (Morada das Vinhas), Emeb Professora Odila Richter (Bom Jardim) receberão a implementação do projeto, contemplando a formação dos educadores e instalação da sala temática.
Fundo AWS
Divulgado em outubro do ano passado, o Fundo vinculado à empresa de computação em nuvem contabilizou junto a 15 projetos vencedores premiação de quase R$ 1 milhão e com impacto em mais de 32 mil alunos e outras quase 80 mil pessoas da comunidade local e familiares.
A articulação da iniciativa entre a Prefeitura e empresa foi feita pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí