Comitê das Crianças participa da abertura do Maio Amarelo
A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), juntamente com diversas áreas de administração da Prefeitura, Guarda Municipal, representantes do DETRAN SP, parlamentares de Jundiaí e dos agentes Vaguinho e Julinha, realizou abertura da campanha do Maio Amarelo 2024, que aconteceu no Jardim da Mobilidade, um espaço anexo ao Mundo das Crianças. Com o tema “Paz no Trânsito Começa Por Você”, a ação visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a relevância de seguir as normas de trânsito.
“Infelizmente, o trânsito no Brasil ainda é o responsável pelos altos índices de óbitos, então precisamos parar e pensar no que fazer para diminuir essas estatísticas e nada melhor que essa consciência seja desenvolvida logo na infância, com ações e palestras educativas nas escolas, pois as crianças são multiplicadoras do conhecimento”, destaca o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), o Comitê das Crianças, que está na sua sexta formação e visa ouvir as demandas e sugestões da sociedade em diversos setores do planejamento urbano de Jundiaí, será um grande parceiro na promoção e divulgação da campanha. “Essa ação é importante para a conscientização dos adultos e das crianças para entenderem a seriedade que é estar no trânsito, para evitar que mais acidentes aconteçam e, consequentemente, mais mortes”, explica Lorenzo Pavan, de 10 anos.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surgiu das cores do semáforo, verde, amarelo e vermelho, para informar e conscientizar a população sobre a relevância da segurança no trânsito nas nossas vias públicas.
Em contraponto às estatísticas, Jundiaí tem se destacado pela diminuição das mortes causadas por acidentes de trânsito. Segundo dados do Infosiga, entre janeiro e dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, houve uma redução de 35,7% no número de mortes envolvendo motociclistas. Em 2022, foram 14 e 9 em 2023. Diante desses fatos, em um levantamento realizado pelo Hospital São Vicente (HSV), em 2022, 50 pessoas foram internadas por acidente com motocicletas. Em 2023, foram 28, o que significa uma queda de 44%. No que diz respeito aos incidentes totais com mortes, houve uma redução: entre janeiro e dezembro de 2022, ocorreram 32 óbitos. Em 2023, foram registrados 21, uma diminuição de 34%.
Em complemento às diversas iniciativas de conscientização, a cidade foi reconhecida por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023, com o prêmio nacional “Cidade Laço Amarelo”, concedido pela Instituição Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
“A educação para o trânsito é um tema que passa diretamente pela escola e que é intensificado no mês de maio e as crianças têm um papel fundamental auxiliando os adultos nessa conscientização”, relata gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, .
Depois da cerimônia de abertura, as crianças do Comitê participaram de uma atividade dinâmica onde conheceram as viaturas da Divisão de Fiscalização e Operação de Trânsito e andaram pelas ruas do Jardim da Mobilidade com bicicletas e carrinhos.
Cauê Guimarães tem plena consciência do que não deve ser feito enquanto as pessoas estiverem dirigindo. “É importante que quem estiver dirigindo não use bebidas alcoólicas, não mexa no celular, use sempre o cinto de segurança, se estiver de moto use sempre o capacete e, se for pedestre, ande sempre na calçada e, ao atravessar a rua, utilize sempre a faixa de pedestres”, explica o estudante de 11 anos.
Programação
Ao longo do mês estão previstas palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais pelas ruas da cidade e rodovias.