8º Fórum de Aprendizagem debate a relação entre empresas e a inclusão de jovens no trabalho
Na manhã de quinta-feira (23), foi realizada a 8ª edição do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. O evento, na sede da Guardinha, contou com as participações de representantes de Unidades de Gestão da Prefeitura, empresas, além de instituições qualificadoras e diversos jovens.
O Fórum é organizado pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, em conjunto com as instituições qualificadoras de aprendizes e tem como objetivo o enfrentamento do trabalho informal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem formal e contratação por empresas parceiras como instrumento social de transformação.
“Nós entendemos que a aprendizagem profissional é um importante instrumento de combate à desigualdade social e erradicação da pobreza. Por isso, estamos trabalhando cada vez mais no trabalho de sensibilização com as empresas, para aumentarmos ainda mais as parcerias e as oportunidades para os jovens”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.
No encontro desta quinta, sete empresas estiveram presentes: Delphos, Bollhoff, Siemens, Omron Healthcare, Bignardi Papéis, McDonalds, Castelo Alimentos, além de diversas entidades qualificadoras, como a própria Guardinha, que sediou o evento. “A entidade e o poder público têm o objetivo de proporcionar oportunidades e melhorias na vida dos jovens. E nesses 45 anos desde a fundação, temos muito orgulho de ter conseguido esse objetivo e de seguirmos com o trabalho”, avalia a coordenadora da Guardinha, Lidiane Ribeiro da Silva.
O evento também contou com a presença do Jundiaí Empreendedora, representado pela diretora de Fomento ao Comércio e Serviços da Prefeitura, Elaine Aguiar, que contou a trajetória de vida e incentivou os jovens. “É possível que, por meio de uma oportunidade, os jovens consigam mudar de vida e realizar todos os sonhos que quiserem”, reforçou a diretora.
“Sempre é importante ressaltar que as empresas devem pensar além do cumprimento da cota prevista na lei da aprendizagem. E sim, que elas podem transformar a vida dos jovens e de todo o entorno por meio das oportunidades. É um grande instrumento de responsabilidade social”, disse a Educadora Social da UGADS, Edilaine Cardoso Santos.
O próximo encontro do Fórum será realizado no segundo semestre, em data ainda a ser confirmada. Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, podem entrar em contato pelos números (11) 4589-6785/6772/6789.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí