Força-tarefa contra a dengue vistoria imóveis e orienta moradores
Para reforçar junto à população a necessidade da adoção de medidas para conter o avanço da dengue no Município, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e 30 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy (GAC) percorreram seis bairros, nesta quinta-feira (23). A força-tarefa continua nesta sexta (24) nas regiões do Jardim Guanabara, Colônia, Caxambu, Vila Rio Branco e Recanto Quarto Centenário.
Na ação casa a casa, as equipes verificaram vasos, plantas como bromélias, grelhas, entre outros objetos que podem acumular e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Os moradores também receberam informações, sendo convocados a atuar para mudar o cenário. A cidade soma 17.978 casos de dengue, com seis mortes.
“É mais uma mobilização, com a expectativa de vistoriar cerca de duas mil casas em dois dias de trabalho, com o apoio do 12º GAC. São bairros que estão com transmissão no momento e apenas será possível o bloqueio com a colaboração de cada residente. 85% dos criadouros estão nos imóveis. O responsável tem que agir nesses bairros e, também, nos demais. Esse é o chamado que estamos reforçando”, destaca o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
A secretária Daniela Beda e o trabalhador rural João Azevedo respiraram aliviados após a vistoria. “Foi importante que vieram. Tomamos cuidado e é bom saber que está tudo certo. Eu já tive dengue e é muito ruim”, ressaltou Daniela.
Azevedo observou que passou a fazer parte da rotina verificações atentas em toda a casa. “Olhamos as plantas e a piscina é tratada. Todo cuidado é pouco. Não custa cada um fazer a sua parte. O outro também tem que fazer, porque senão todos ficaremos doentes”.
Foram vistoriados os bairros Vianelo, Vila Progresso, Bonfiglioli, Jardim Danúbio, Vila Aparecida e Vila Rami. O trabalho é efetuado com as equipes uniformizadas e com identificação, além de acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.
Jundiaí segue em situação de emergência e, diariamente, a partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — a situação é monitorada diariamente para a adoção de medidas antecipadas. No link https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/, a população pode acompanhar os dados sobre as arboviroses.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí