Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveram, nesta terça-feira (28), o encerramento da programação especial do mês de Luta Antimanicomial. O encontro foi realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Argos e teve como temas principais a inclusão produtiva e a saúde mental dos idosos.
“Jundiaí conta com rede estruturada para atendimento a partir dos princípios da política nacional de saúde mental e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). E todos os anos celebramos a transformação do modelo de saúde mental no Brasil, a partir do fechamento dos manicômios. E a geração de trabalho e renda é uma importante medida que produz autonomia aos usuários da rede. Eles saem de um lugar de vulnerabilidade para um lugar de potência e produção”, lembrou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.
O evento também marcou a inauguração da Loja Colmeia Ecosol, que passará a ser fixa no CCI Argos todas as quartas-feiras. A iniciativa intersetorial da Prefeitura visa o fomento a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária. Além da Loja, o projeto também conta com a feira realizada mensalmente no Paço Municipal.
Morador de uma das unidades da Residência Terapêutica de Jundiaí, Paulo Rogério Félix comemora a ação e o fato de estar trabalhando. “Eu fiquei por 20 anos internado em Franco de Rocha. Hoje, aqui em Jundiaí, vejo o quanto é importante o cuidado e o trabalho, porque por ele posso ter autonomia. É uma relação de confiança”, disse.
A programação contou também com rodas de conversa sobre a saúde mental na terceira idade, com a participação de dezenas de idosos, além de apresentações musicais. O gestor de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, ressaltou a importância do debate e de encontros sobre a Luta Antimanicomial: “Promover o atendimento humanizado é a base. Jundiaí tem serviço de referência com rede multidisciplinar e projeto terapêutico singular que colocam a cidade como referência no atendimento de saúde mental. E a inclusão produtiva é muito importante nesse processo”, pontuou.
“Acreditamos que a Inclusão Produtiva é uma estratégia fundamental para o combate à pobreza e desigualdade, dando às populações mais vulneráveis condições para que possam assumir, efetivamente, a plena cidadania. E essa inauguração da Loja Colmeia Ecosol é mais um passo nessa direção”, lembrou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí