Jundiaí sedia segunda edição de evento internacional das infâncias
No período de 12 a 17 de agosto, Jundiaí será a sede mundial para tratar de temas relacionados à infância, com a realização do 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que reunirá representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e que Jundiaí é a sede nacional. O evento contará com ampla programação, gratuitamente.
“Mais uma vez, Jundiaí está na vanguarda de ações pelas infâncias. Pelo segundo ano consecutivo teremos o prazer de receber representantes de cidades brasileiras e do mundo, para discutir formas de melhorar, cada vez mais a sociedade, a partir das crianças”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Para o Encontro, entre as presenças ilustres estará a do pedagogo Francesco Tonucci, também conhecido pelo nome artístico de Frato, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, que já marcou presença no evento anterior, quando lançou Jundiaí como sede da Rede Brasileira, na presença de autoridades de 67 Municípios de 14 Estados brasileiros, além de cerca de dez Países e de representantes dos governos estadual e federal.
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, onde as políticas públicas para as Infâncias são prioritárias para, de modo intersetorial, devolver a autonomia das crianças na cidade por meio de sua escuta, a proposta do Encontro foi a de dialogar com os convidados sobre o que já tem sido feito e o que pode ser aprimorado.
“O evento deste ano será amplo, já que agora contamos com a Rede Brasileira, e será centrados nos pilares de Promoção da Participação das Crianças; a Garantia da Autonomia; o Direito à Educação, de Brincar, à Saúde e à Cultura; o fortalecimento de uma Rede Internacional; e a potencialização de Ferramentas de Desenvolvimentos, todos eles vinculados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, reforça o gestor de Cultura e um dos responsáveis pela gestão da política da infância em Jundiaí, Marcelo Peroni.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí