Patrulha Agrícola de Jundiaí amplia frota e atendimentos
Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa Patrulha Agrícola segue em ritmo acelerado e com aumento do número de serviços executados em pequenas produções rurais de Jundiaí. Neste ano, a Prefeitura adquiriu um novo caminhão para transporte de máquinas e implementos.
Em 2024, já foram realizados 95 atendimentos. No ano todo de 2023, foram 143, contra 55 em todo o ano de 2022. “Os números e o aumento dos investimentos no programa mostram o quanto o serviço da Patrulha Agrícola tem sido reforçado pela administração e é muito utilizado pelos pequenos produtores rurais da cidade. Nos últimos dias, também ganhamos outra novidade, que é um novo espaço para guardar as máquinas, dentro do IAC, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado”, lembrou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. Atualmente, o projeto conta com 2 tratores, 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira, 1 caminhão basculante e 1 caminhão com prancha e munck, além de diversos implementos.
No programa, os produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado, uma vez que o objetivo do Patrulha é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. Estão disponíveis serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Nos últimos meses, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros.
Produtor de uva, mexerica e milho no bairro da Toca, Thiago Mingotte elogia o programa Patrulha Agrícola. Ele contratou o serviço de reparo na estrada interna do sítio. “Uma máquina desse tamanho ajuda bastante no dia a dia do sítio, principalmente por ser um serviço que não conseguimos fazer com os nossos equipamentos e também pelo baixo custo que representa. E é muito importante que a agricultura esteja sendo valorizada assim”, disse.
“Nós sempre queremos reforçar a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. E o serviço da Patrulha Agrícola é muito importante, pois, muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, reforçou a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.
O acompanhamento da execução dos serviços nas propriedades rurais é realizado sob supervisão de Gilberto Bardi, que coordena o programa junto à UGAAT. O programa é oferecido a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT.
Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí